REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS NEGROS EM CAMPANHAS PREMIADAS DA AGÊNCIA GANA: POSSIBILIDADES PARA A PUBLICIDADE ANTIRRACISTA BRASILEIRA

Nome: IGOR EMILIO FONSECA OLIVEIRA

Data de publicação: 09/07/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELISA FABRIS DE OLIVEIRA Presidente
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Examinador Interno
SÉRGIO RODRIGO DA SILVA FERREIRA Examinador Externo

Resumo: Compreendendo nos últimos anos uma dinâmica de
mudança e ocupação de espaços pelo inerentes ao grupo-étnico negro em
diversas intâncias da sociedade brasileira, o presente estudo analisou as
representações sociais do relativas ao negro em campanhas publicitárias
vencedores da maior e mais tradicional premiação da publicidade do
segmento no país, que foram desenvolvidos por uma agência composta
inteiramente por profissionais negros, investigando se a ocupação do grupo
em cargos de fomento e criação e de produção de materiais publicitários
que circulam midiáticamente na sociedade, consegue engendrar deslocamentos
associados aà representações estereotipadas do negro na publicidade. O
estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, e é desenvolvido a
partir de e utiliza de pesquisas de caráter bibliógraficao e documental ao
longo de sua duração. O corpus reuniu publicidades produzidas pela
Agência Gana em no recorte temporal de 2022, ano em que a organização
conquistoua premiações em diversas categorias do Festival Clube de
Criação, o mais prestigiado prêmio publicitário do Brasil, em sua
primeira participação. Para análise dos materiais imagéticos estáticos e
audiovisuais que compõem corpus, foi protocolado em um primeiro momento
dos procedimentos metodológicos a aplicação de um roteiro-guia estruturado
(Gaskell, 2015), que reune informação primárias e funciona como esquema
preparatório para o segundo passo metodológico, a aplicação de análise
de conteúdo (Bardin, 1977) com contribuições de análise visual (Rose,
2012), entendendo a natureza imagética dos materiais. Como aporte teórico
utilizado, o estudo se divide em dois eixos principais, sendo o primeiro a
em que o primeiro recorre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici,
1976; Jodelet, 2022; Cabecinhas, 2004; Guareschi, 2013; Arruda, 2002) para o
debate sobre representação, e o segundo articula autores interdisciplinares
que relacionam o binômio negro x publicidade (Leite; Batista, 2019; Corrêa,
2019; Gastaldo, 2004; Evaristo, 2018; Shohat; Stam, 2006; Trindade, 2019,
Hooks, 2019; Kilomba, 2019; Maciel, 2016; Hall, 2006, Monsma, 2017, Bhabha,
1994; Carneiro, 2023) para o debate sobre os atravessamentos relativos ao
grupo no campo. Por meio das investigações verificou-se o protagonismo do
negro nos materiais analisados, e o reconhecimento do grupo como consumidor,
além de uma apropriação positiva da estética negra na comunicação das
marcas dos produtos anunciados nas campanhas, assim fornecendo indícios de
uma afirmação identitária. Porém, também forami verificados extraído
alguns aspectos que se vinculam a representações hegêmonicas do negro
propagadas históricamente pela publicidade brasileira, seguindo um
momvemento de estereotipização e redução da cutura, idendidade e
diversidade dos negros.

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