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Histórico

O PósCom-Ufes se diferencia por ser o único programa de pós-graduação em Comunicação no Espírito Santo, um estado marcado por uma rica diversidade cultural e territorial. Essa posição estratégica permite ao programa não apenas suprir uma lacuna acadêmica, mas também liderar discussões de ponta sobre comunicação e territorialidades, conectando os desafios locais às tendências globais da área.

Aprovado pelo Conselho Técnico e Científico (CTC) da Capes em dezembro de 2013, teve sua primeira turma em 2014. Desde sua criação, o PósCom-Ufes se caracteriza como programa acadêmico que atendeu e atende a uma intensa – e reprimida – demanda da sociedade por pós-graduação stricto sensu em Comunicação no Espírito Santo, atraindo, também, estudantes de estados vizinhos (especialmente, Minas Gerais e Bahia) e, conforme observado nos últimos processos de seleção, de diversas regiões do país e, mais recentemente, do exterior, em especial a partir da adesão do PÓSCOM a programas que visam a promoção de intercâmbios (Move la América) e a formação de pesquisadores com bagagem internacional (GCUB Mob). Vale destacar que, até então, os interessados em pós-graduação stricto sensu na área precisavam percorrer pelo menos 500 quilômetros para completar sua formação em estados vizinhos.

A criação do PósCom ocorre em um período em que o Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2014 (PDI, 2010, p. 62) apontava como objetivos estratégicos: “Expandir, fortalecer e integrar os ensinos de graduação e pós-graduação, assegurando a excelência acadêmica, para formar cidadãos capazes de propor e implementar soluções para as demandas da sociedade”.

Nesse contexto, o PDI sinalizava forte apoio da Universidade para a criação e a consolidação dos cursos de pós-graduação stricto sensu em todas as suas áreas de atuação, como forma de estimular o desenvolvimento regional e nacional, de ampliar as contribuições científicas nacionais e internacionais, de promover a geração de inovação e a transferência de tecnologias.

Além do momento de expansão da Ufes, do contexto político de desenvolvimento dos estudos pós-graduados na Universidade, a graduação em Comunicação Social estava em vias de comemorar 40 anos, tendo se consolidado e ampliado sua atuação, ofertando, assim, os cursos de Jornalismo (que data de 1975), Publicidade e Propaganda (com início em 1983), Cinema e Audiovisual (2010). A tradição de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Comunicação Social acumulada ao longo dos anos demonstrava o amadurecimento do seu corpo docente, o envolvimento crescente com atividades de pesquisa, a operacionalização de Núcleos atuantes, sinalizando a urgência da criação de um programa de pós-graduação em Comunicação na Ufes. Somou-se a isso a ampliação do ensino superior na rede privada, notadamente a partir dos anos de 1990, quando oito instituições passaram a ofertar formação em Comunicação além da Universidade Federal.

MISSÃO E OBJETIVOS

O Programa apresenta como missão e objetivos (redação atualizada em 2024, vide detalhamento no item 1.4 Processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do Programa):

Missão – Formar recursos humanos altamente qualificados, gerando avanços científicos com foco em pesquisa, construção e difusão de conhecimento científico crítico no campo e com impacto no âmbito regional, nacional e internacional.

Objetivo – Formar recursos humanos de alto nível com visão analítica e transformadora para o exercício de atividades docentes e de pesquisa, bem como para a atuação no mercado de Comunicação e áreas afins, contribuindo para a geração e difusão do conhecimento científico crítico no campo.

Objetivos específicos
- Firmar-se como espaço de encontro de pesquisadores, professores, discentes, profissionais e de intercâmbio de saberes, por meio de núcleos e grupos de pesquisa, da realização de eventos científicos, de produção científica de excelência, entre outros.
- Capacitar recursos humanos para compreender e propor soluções alternativas na área da Comunicação, refletindo criticamente sobre processos e práticas da comunicação no mundo contemporâneo;
- Aprofundar os estudos em torno dos processos e práticas comunicacionais no âmbito regional e nacional, contribuindo para a qualificação de pesquisadores, professores e profissionais da área de Comunicação;
- Estimular as parcerias entre a Universidade, outras instituições públicas e privadas e a sociedade civil construindo e difundindo conhecimento para o avanço da ciência da Comunicação;
- Fortalecer o ensino de graduação por meio da participação dos professores e estudantes do PósCom-Ufes na oferta de disciplinas, bem como nas atividades de pesquisa, possibilitando a integração de graduandos, mestrandos e mestres nos diversos grupos de pesquisa existentes na Universidade;
- Contribuir para o ensino de graduação ofertado, especialmente no ES, regiões vizinhas, como sul da Bahia, norte do Rio de Janeiro e leste de Minas Gerais, e demais regiões brasileiras, por meio da qualificação de docentes e pesquisadores.
- Tornar-se referência nos estudos de Comunicação e Territorialidades, com ênfase nas análises e proposições pelos vieses dos estudos sobre poder, estéticas e linguagens comunicacionais.

A missão do PósCom-Ufes também reflete um compromisso com a democratização do conhecimento e com o impacto social de suas pesquisas. Ao longo dos seus 10 anos, o programa consolidou-se como um espaço para a formação de pesquisadores com visão transformadora, fomentando estudos que dialogam com questões regionais, nacionais e globais. Essa atuação estratégica é sustentada por uma estrutura curricular dinâmica e pela valorização das linhas de pesquisa como eixos articuladores de sua identidade acadêmica.

Vale dizer que, além de atender à demanda local, o PósCom tem ampliado sua inserção regional e nacional, especialmente com a incorporação de temas e desafios contemporâneos no escopo das disciplinas, bem como, a realização de disciplinas interprogramas. Isso, dentre outras coisas, têm atraído estudantes de diversos estados do Brasil e estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas. Essa articulação fortalece sua contribuição para o desenvolvimento científico e cultural em contextos amplos, alinhando-se às metas institucionais da Ufes e aos objetivos da avaliação da Capes.

Além disso, o PósCom promove a integração com a graduação por meio da oferta de disciplinas compartilhadas, estágios de docência, projetos de extensão que envolvem alunos de diferentes níveis, além de um forte interesse no desenvolvimento práticas pedagógicas inovadoras, que promoveram o engajamento discente e desenvolveram habilidades críticas e práticas. Iniciativas como as dos projetos de extensão “Bandejão 104.7”, financiado pela Fapes; e do “Observatorio do Cinema e Audiovisual Capixaba (Ocac)”, destacam o papel do programa na ampliação do acesso ao conhecimento e na construção de soluções comunicacionais para desafios regionais.

No primeiro, verifica-se a relevância para a linha de pesquisa e para o programa por representar uma interface entre o que o pesquisador produz no âmbito do programa com a sociedade civil. O projeto de extensão veicula produções em áudio realizadas no âmbito das pesquisas desenvolvidas pelo docente. Além disso, é uma interface entre as preocupações de pesquisa do docente e a formação de estudantes de graduação, promovendo formação de escuta entre estudantes e para a sociedade civil em geral. Finalmente, o projeto de extensão apresenta um grande impacto junto ao cenário cultural local, ao divulgar a produção literária, audiovisual e musical da cidade de Vitória, seja em sua programação na rádio, seja no festival Prato da Casa ou no disco produzido a partir da realização do festival.

Já o segundo, é um projeto que tem ganhado projeção nacional com publicações de impacto para o setor audiovisual, como por exemplo, a publicação da Cartilha Propositiva do Movimento pela Infância e Audiovisual (MIA), entregue ao Ministério da Cultura e a Secretaria do Audiovisual (SAV/MINC), durante a posse do novo Conselho Superior de Cinema – responsável pela formulação de políticas públicas para o audiovisual brasileiro. Além disso, o projeto também publicou o livro Economia e Política(s) do Audiovisual, em parceria com o selo PROEX/UFES, dedicado a atualizar a discussão em torno dos desafios e as perspectivas lançadas ao setor audiovisual brasileiro, abordando desde questões econômicas e regulatórias até a representatividade e a produção de conhecimento, dados e indicadores que possam subsidiar as decisões e políticas direcionadas ao audiovisual do país.

Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 114 mestres e conta com 35 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:

Período: 2024-2026
Coordenador: Antônio Carlos Queiroz do O Filho (10/07/2024 a 09/07/2026)
Coordenador-adjunto: Arthur Felipe de Oliveira Fiel (10/07/2024 a 09/07/2026)

Período: 2023-2024
Coordenadora: Gabriela Santos Alves (17/08/2023 a 16/06/2024)
Coordenador-adjunto: Fábio Gomes Goveia (17/08/2023 a 17/06/2024)

Período: 2023-2023
Coordenador: Rafael da Silva Paes Henriques (02/05/2023 a 04/08/2023)
Coordenadora-adjunta: Daniela Zanetti (02/05/2023 a 16/08/2023)

Período: 2022-2022
Coordenador: Rafael da Silva Paes Henriques (17/03/2022 a 13/09/2022)
Coordenador-adjunto: Edgard Rebouças (03/08/2022 a 13/09/2022)

Período: 2022 - 2022
Coordenador: Rafael da Silva Paes Henriques (17/03/2022 a 13/09/2022)
Coordenadora-adjunta: Flavia Mayer dos Santos Souza (17/03/2022 a 03/07/2022)

Período: 2020-2022
Coordenadora: Flavia Mayer dos Santos Souza
Coordenador-adjunto: Rafael da Silva Paes Henriques

Período: 2018-2020
Coordenador: Edgard Rebouças
Coordenadora-adjunta: Flavia Mayer dos Santos Souza

Período: 2016-2018
Coordenador: Fabio Luiz Malini
Coordenadora-adjunta: Daniela Zanetti

Período: 2014-2016
Coordenadora: Daniela Zanetti
Coordenadora-adjunta: José Antonio Martinuzzo

Histórico do conceito CAPES do programa:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Sua atuação é fundamental para assegurar a qualidade dos programas de mestrado e doutorado, por meio de avaliações sistemáticas que analisam aspectos como estrutura curricular, produção intelectual, formação discente, inserção social e impacto na sociedade. Essas avaliações, realizadas a cada quatro anos — as chamadas avaliações quadrienais —, resultam na atribuição de conceitos que variam de 1 a 7, sendo o conceito 3 o mínimo para a permanência de um programa de mestrado acadêmico.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-UFES) foi aprovado pela CAPES em 2013, com conceito 3. As atividades do mestrado iniciaram-se no ano seguinte, em 2014. Desde então, o programa vem passando por um processo contínuo de consolidação e qualificação, refletido nos resultados obtidos nas avaliações quadrienais.

Na primeira avaliação, referente ao quadriênio 2013-2016 e publicada em 2017, o PósCom manteve o conceito 3. À época, a comissão avaliadora destacou a necessidade de maior clareza na proposta do programa, apontando fragilidades na definição de suas linhas de pesquisa e na estrutura curricular. Embora o corpo docente e discente tenham sido avaliados como “bom”, os quesitos de produção intelectual e inserção social foram classificados como “regular”, demonstrando a importância de investimentos mais consistentes em pesquisas e ações com impacto externo à academia .

Já na avaliação seguinte, correspondente ao quadriênio 2017-2020 e divulgada em 2021, o programa alcançou avanços significativos, refletidos na elevação do conceito para 4. A comissão reconheceu a consistência entre área de concentração, linhas de pesquisa e estrutura curricular, além de melhorias na formação discente e na qualidade das produções acadêmicas. O programa foi avaliado como “muito bom” em quesitos fundamentais como estrutura, planejamento, autoavaliação, produção docente e qualidade das dissertações. O impacto social e cultural das atividades realizadas também foi bem avaliado, embora a internacionalização tenha sido identificada como um aspecto ainda em desenvolvimento .

Em 2024, com base na qualificação obtida, o PósCom teve aprovado seu curso de doutorado, cuja exigência mínima para credenciamento é o conceito 4. A primeira turma do doutorado está prevista para iniciar suas atividades em 2025, ampliando o escopo de formação e pesquisa oferecido pelo programa.

Atualmente, o PósCom aguarda o resultado da avaliação quadrienal referente ao período 2021-2024, que será divulgada em 2025. Esse processo trará novas indicações sobre os avanços realizados e os desafios a serem enfrentados.

As avaliações da CAPES não apenas qualificam os programas, mas também orientam seu aprimoramento contínuo. No caso do PósCom, os relatórios têm sido fundamentais para a revisão de estratégias, fortalecimento da produção acadêmica e consolidação de ações com impacto na sociedade. Essa trajetória evidencia o compromisso do programa com a excelência na formação de mestres — e, em breve, doutores — em Comunicação, com foco nas territorialidades e nas transformações contemporâneas da sociedade.

A avaliação do Programa pela CAPES está detalhada no Portal da Agência, conforme especificado no link.

https://sucupira.capes.gov.br/programas?search=30001013057P7

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Acesso à informação

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