Casos de sucesso
Conheça histórias vitoriosas relacionadas ao trabalho do PósCom-Ufes.
gg•fákọ̀làdé | Roger Ghil
Minibio: Prêmio de Melhor Filme Pelo Júri Técnico no 51o Festival de Cinema de Gramado. Prêmio de Melhor Filme Pelo Júri Técnico e Prêmio Canal Brasil de Curtas na 26a Mostra de Cinema de Tiradentes. Prêmio de Melhor Direção e Prêmio ABRACCINE no 56o Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro. Macumbeira e Doutoranda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharela em Cinema e Audiovisual y Mestra em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tem produções voltadas para os estudos anticoloniais, às religiosidades diaspóricas e às desobediências de gênero.
Depoimento: "O PósCom-Ufes nos possibilita sedimentar o reconhecimento intelectual há muito negado a pessoas racializadas e desobedientes de gênero. Poder circular em festivais e ministrar cursos abordando os assuntos estudados ao longo da pós-graduação, localiza o PósCom como um dos programas mais atualizados do Brasil.”
Karol Mendes
Minibio: Graduada em Cinema e Audiovisual e Mestra em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa sobre mulheres e direito à cidade, com recorte para mulheres negras. Realizadora audiovisual, atua como cineclubista, fotógrafa, roteirista e diretora. Dirigiu o documentário Riscadas em que levanta o debate acerca da arte urbana e o movimento feminista como ferramenta de enfrentamento a violência contra a mulher.
Depoimento: “Entrar no mestrado em Comunicação e Territorialidades é ter a oportunidade de materializar o trabalho e estudo de anos. Estudar mulheres negras, território e cinema, abre as portas para o debate urgente e necessário dentro e fora do ambiente acadêmico. O programa é completo e fez com que fosse possível aplicar as técnicas e ferramentas de estudo no meu dia-a-dia profissional. Que outres tenham a oportunidade de acessar e tornar possível falar de nós!”
Adriana Damasceno
Minibio: Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em Gestão de Comunicação e Marketing Institucionais (Universidade Castelo Branco) e Mestra em Comunicação e Territorialidades, atua como jornalista na Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Supec/Ufes). Em sua dissertação de mestrado, intitulada Enquadramentos noticiosos construídos pelos portais G1 e Mundo Negro sobre um caso de racismo: variações do mesmo tema, estudou o racismo presente no jornalismo brasileiro por meio da análise dos enquadramentos noticiosos construídos pela mídia branca hegemônica e aquela produzida pela mídia negra alternativa sobre um caso de racismo ocorrido no Rio de Janeiro.
Depoimento: “Desde que fui aprovada no concurso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde passei a atuar como assessora de imprensa, desejei retomar meus estudos, e o PósCom tornou-se minha opção mais desejada. Eu buscava aprendizado constante sobre o mundo e, principalmente, de autoconhecimento sobre minha raça e as implicações de ser uma mulher negra em uma sociedade racista. No PósCom, desde o início do curso, encontrei o que eu mais almejava: multidisciplinaridade, corpo docente atualizado, colegas engajados. Ao longo dos estudos, percebi importantes mudanças pessoais, como aumento do senso crítico e incremento do letramento racial. O PósCom foi uma lição que agrega em vários pontos da minha rotina profissional, mas, especialmente, na minha vida. O conhecimento adquirido com os professores durante as disciplinas (sobretudo nas bancas de qualificação e de defesa), aliado às excelentes trocas com os colegas (que se tornaram amigos) e às (muitas) leituras feitas para incremento do estudo me tornaram um ser humano engrandecido, infinitamente melhor do que entrei.”
Marialina Antolini
Minibio: Doutoranda no Information and Media Ph. D. Program da Michigan State University e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. É pesquisadora do Observatório da Mídia: Direitos Humanos, Políticas, Sistema e Transparência, consultora em comunicação e mobilização do Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para América Latina e Caribe. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Alternativa, Direitos Humanos e Democratização da Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança cidadã, mobilização comunitária, movimentos sociais.
Depoimento: "O mestrado em Comunicação e Territorialidades foi fundamental para o meu percurso acadêmico. Tanto que, mesmo depois de tantos anos de concluído o meu mestrado, sigo em parcerias produtivas com professores e estudantes do PósCom-Ufes."
Wagner Piassaroli Mantovaneli
Minibio: Egresso da primeira turma do PósCom-Ufes, tornou-se candidato ao título de PhD em ciência da comunicação pela Universidade de Viena (AUS), onde morou e trabalhou por seis anos, lecionando e participando da coordenação e da implementação de diversos projetos de pesquisa da União Europeia. Sob orientação do Professor Emérito Dr. Thomas Bauer, após muito ter observado a predominância da preocupação com o controle comunicacional em diversas tradições teóricas da ciência da comunicação, desenvolveu sua tese acerca do lugar das visões de controle social na construção histórica da ciência da comunicação em seus mais de 100 anos de existência nos Estados Unidos.
Depoimento: “O mestrado em Comunicação e Territorialidades foi fundamental para estabelecer e ampliar minha experiência teórica sobre os conceitos de controle no pensamento social geográfico, na economia política, na cibernética e na filosofia construtivista.”
Tasso Gasparini
Minibio: Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Ufes e mestre em Comunicação e Territorialidades pelo PósCom-Ufes. Atua com análise de dados, com foco em social listening, marketing digital e BI. Com experiências de trabalho em pesquisa acadêmica, agências de publicidade e empresas de marketing digital, utiliza dados de diferentes fontes para entender o mercado e encontrar insights estratégicos para a marca do cliente.
Depoimento: "Durante o processo de pesquisa no Mestrado pude aperfeiçoar minhas habilidades de escrita, análise e pensamento crítico. A experiência de pesquisador me foi muito importante para atuar no mercado de análise de redes sociais e social listening, pois me ajudou a ter um olhar mais aprofundado sobre o processo comunicacional e social entre marcas e consumidores. Durante o processo da dissertação também tive a oportunidade de aprender a encontrar informações relevantes e formular hipóteses a partir de dados, habilidades cada vez mais valorizadas no atual panorama do marketing digital."