Uma História do Cinema Brasileiro

O curso de extensão Uma História do Cinema Brasileiro é uma sessão semanal que apresenta filmes de curta e longa-metragem importantes para a tradição do cinema nacional. A atividade é inteiramente gratuita e acontece às quintas-feiras, das 9h às 12h, na sala do Cine Metrópolis, no Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

As vagas disponíveis estão condicionadas à lotação da sala (240 lugares), e estão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral. Basta comparecer às sessões e assinar a lista de presença.

Metodologia – O curso está estruturado em módulos independentes de três a quatro aulas cada, e pretende aproximar o público de importantes momentos do cinema brasileiro, além de embasar o debate sobre o cinema contemporâneo e seus possíveis rumos.

Cada sessão é composta de um programa de filmes brasileiros, com curadoria do prof. Fabio Camarneiro, do curso de Cinema e Audiovisual da UFES. Após uma breve apresentação a respeito dos filmes vistos em sala, acontece um debate entre o professor e a plateia.

As aulas tentam aproximar as formas cinematográficas e as questões de fundo social e histórico. O objetivo é entender as formas estéticas de maneira entrelaçada com os contextos nos quais elas se desenvolveram, a partir de autores como Paulo Emilio Sales Gomes, Jean-Claude Bernardet, Ismail Xavier, entre outros.

Coordenador: prof. Fabio Camarneiro.

Acompanhe as novidades do curso na página do facebook.