Perguntas frequentes
Qual é a diferença entre aluno regular e aluno especial?
O aluno regular é o estudante efetivamente matriculado, com direitos e deveres frente ao programa. Possui carga horária, cumprimento de créditos e apresentação e aprovação de dissertação obrigatórios. Ao final do curso, será intitulado Mestre em Comunicação e Territorialidades.
O aluno especial pode cursar uma única disciplina, durante um semestre letivo. Sendo aprovado na disciplina cursada e participando da seleção de aluno regular obtendo aprovação, a disciplina poderá ser aproveitada conforme regras estabelecidas em regimento interno.
Qual é a periodicidade de seleção?
A seleção de alunos regulares acontece anualmente. Comumente o edital é publicado no segundo semestre de cada ano, abrindo vagas para a turma do ano vindouro. Já a seleção de alunos especiais é realizada semestralmente, e as vagas são ofertadas conforme a demanda interna do programa no respectivo semestre letivo.
Quais os tipos de pós-graduação oferecidos?
A pós-graduação no Brasil é dividida em dois níveis: o lato sensu (englobando os cursos de especialização e aperfeiçoamento) e o stricto sensu (englobando os cursos de mestrado e doutorado). O PósCom oferece por enquanto apenas o mestrado acadêmico stricto sensu, mas o projeto para o doutorado já está em andamento.
Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?
Das 14 às 18 horas.
Os cursos de mestrado e doutorado exigem dedicação em tempo integral?
O estudante deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades em laboratórios, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação ou tese. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções das entidades de fomentos que concedem as bolsas.
Os cursos de pós-graduação são pagos ou gratuitos?
Os cursos de especialização podem ser pagos ou gratuitos. Os cursos de mestrado e doutorado da Ufes são gratuitos pois são financiados diretamente pelo Governo Federal.
Há bolsas de estudo?
Em geral os programas de pós-graduação da Ufes dispõem de bolsas oriundas da Capes, do CNPq, da Fapes, e outras instituições e empresas. Uma parte dessas bolsas provém de cotas destinadas ao Programa e a outra de projetos específicos. A disponibilidade e oferta das bolsas podem variar pelo orçamento anual dos órgãos e pela celebração/execução de projetos/convênios. O PósCom dispõe de critérios internos para a distribuição das bolsas, estabelecidos e fiscalizados pela comissão de bolsas do programa.