Lista de TCCs 2025/2

Lista de Solicitação de Orientadores para o semestre 2025-2

22/09/2025 Início do semestre letivo 2025/2.

24/02/2026 Término do semestre letivo e de 25/02/2026 a 03/03/2026 Provas finais.

Aluno (a)

Tema

Professor(a) Orientador(a)

 

 

 

Luiz Fernando Vicente Pereira

As dificuldades que um estudante pobre sofre para se formar numa universidade federal

Alexandre

Renato Pedrini

UFES 2054 Expectativas

Alexandre

Erick Jonatha Luiz da Silva

Territórios e narrativas no cinema pós-retomada: corpos negros e periféricos no cinema contemporâneo brasileiro

Alexandre

 

 

 

Ruan Souza Peres

Vampiros nunca lhe machucarão: projeto de longa-metragem para chamadas públicas

Arthur

 

 

 

Thainara de Souza Oliveira

Posicionamento da marca pessoal no ambiente digital: como influenciadores se destacam no marketing digital?

Claudio

Lara Santana Andrade

Futebol e memória: análise da campanha de lançamento do uniforme Camisas Negras

Claudio

Vitória Borges Valiate

Anti-heróis em série: a influência de personagens transgressoras na publicidade

Claudio

Gabriel Henrique Lopes Caetano

Intertextualidade e interdiscursividade na publicidade do show de Lady Gaga em Copacabana.

Claudio

 

 

 

Thálita Tirza Sampaio

Cultura em resistência: a produção de eventos LGBT no Espírito Santo como espaço de afirmação identitária

Daniela

 

 

 

Caroline Magalhães Reis

Quem ainda ouve? Um estudo da continuidade da escuta radiofônica no Espírito Santo.

Edgard

Sara Sinésio Ohnesorge

5 anos de Covid 19: como o noticiamento atual da doença pelo site A gazeta impacta a saúde mental de profissionais de comunicação participantes da cobertura

Edgard

 

 

 

Douglas Martins de Oliveira

Roteiro cinematográfico de longa-metragem Dias Extraordinários entre Noites Estreladas

Erly

Bruno Nogueira Gomes

Memorial descritivo da função de técnico de som e microfonista no curta Elipse

Erly

Victor Lucas Bonfim dos Santos

Análise de construção da comunicação visual em eras musicais

Erly

André Ramos Almeida

Curta-metragem documental: Aqui no Espírito Kunty

Erly

Ingrid Gonzaga Leal

Da concepção à desprodução: a direção de arte no curta Madame Andira

Erly

 

 

 

Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo

Impactos da cobertura jornalística de eventos extremos na percepção pública sobre a crise climática

Fabio Goveia

Roberta Bernardo Rodrigues

Como a comunicação engaja o público capixaba no futebol local

Fabio Goveia

Alice Souza Raimondi

Entre o humor e a dessensibilização: novos paradigmas de representação da saúde mental no Tik-Tok

Fabio Goveia

Cid Pinto Costa Bisneto

“Fotorreportagem: memórias visuais de viagens a trabalho pelo Espírito Santo”

Fabio Goveia

 

 

 

Isadora Lima de Sá Mello

Mísseis digitais: o apagamento palestino pelas Big-Techs no mundo digital

Fabio Malini

Victor Thomé Poldi Tinoco de Sousa

Flaneurismo e a ocupação de espaço na Grande Vitória

Fabio Malini

João Victor Bassini e Silva

A Cazé TV e o seu impacto no cenário de transmissões esportivas no Brasil

Fabio Malini

 

 

 

Matheus Soeiro Sampaio

Como a moda masculina influencia o marketing pessoal no mercado de corretores de imóveis de alto padrão

Fernando Manhães

Amanda de Souza Limas

Análise semiótica do clipe Oração da cantora Lin da Quebrada: representações de identidade, gênero e resist~encia na cultura contemporãnea

Fernando Manhães

Gabriel Ramos Pereira

O discurso publicitário direcionado ao público infantil nos termos do CONAR: Os recursos utilizados pelos influenciadores “Rafa & Luiz” e “Luluca” para anunciarem seus produtos de forma regular.

Fernando Manhães

Matheus Alves Modesto

A construção dos cartazes de cerveja no início do século XX no Brasil: de 1910 a 1930

Fernando Manhães

Dayadner Nascimento Santos

O Impacto de Taylor Swift na Industria Musical, Streaming e Marketing.

Fernando Manhães

 

 

 

Jainy Victoria Alves Sales de Sá

Estratégias de comunicação pop-ups no segmento de luxo: a experiência de consumo na era da midiatização digital

Flávia Mayer

Monique da Silva Vieira

Viralização e influência: estratégias de produção de conteúdo no Tiktok e a ascensão de novos influenciadores

Flávia Mayer

Isaias Djalma Ramos Kretli

Economia criativa e influência digital: como o personal branding impacta na construção desejo e consumo

Flávia Mayer

Maria Eduarda de Souza Gusmão

O folclore brasileiro na publicidade: elementos da cultura popular

Flávia Mayer

Brenner de Oliveira Reis

Campanha sobre os malefícios da exposição a telas do Ministérios da Saúde

Flávia Mayer

 

 

 

Jenifer Rosalina da Silva Cardoso

Não era amor

Gabriela

Anna Clara Bianchi Poleze

Mais frágil que o mundo.

Gabriela

Maria Fernanda Bezerra dos Santos

Autonomia corporal e punição social: o aborto como experiência solitária e política no cinema feminista

Gabriela

Nathielly Alexandre dos Santos

Amarras – Direção de documentário

Gabriela

Julia Cristina Moreira Ribeiro

A narrativa distópica em Ruptura: identidade, controle e fragmentação

Gabriela

Lorena de Oliveira Corrêa

O legado de Antunes Filho para a atuação no cinema

Gabriela

 

 

 

Eduarda Oliveira Silva Miranda de Jesus

Repórter ou Produto: o esvaziamento das narrativas críticas da Lois Lane apenas ajuda a vender super-heróis?

Isabel

Ágata Brum Ferreira

A cobertura do Conclave 2025 nos principais telejornais brasileiros

Isabel

 

 

 

João Paulo Leite Baptista Drago

Análise da construção da identidade brasileira no rap

Janaína

Ana Clara Souza Espirito Santo

Entre o pertencimento e a exclusão: consumo e estratégias de comunicação atreladas ao Fear Of Missing Out

Janaína

Eduardo Silva de Paula

Como a interação comunicativa da fanbase de Taylor Swift promove o The Eras Tour e sua marca

Janaína

Karen Cristine Souza Teles

Indústria cosmética e o empoderamento feminino a partir da marca Rare Beal

Janaína

 

 

 

Luisa Andrade Ferreira

O caso Escola Base e a espetacularização da cobertura jornalística

Jorge

Dhébora Letícia arruda Fernandes Molina

Estratégias de marketing utilizadas pelo Club de Regatas vasco da Gama no período de 2007-2009

Jorge

Ghenis Carlos de Oliveira Silva

As fragilidades da cobertura jornalística referente à Igreja Católica: da politização á desinformação

Jorge

Jessy Koumba

Análise crítica da cobertura midiática da África na imprensa brasileira

Jorge

Yara Guidini Daltio

Trauma cotidiano na prática jornalística: os efeitos da cobertura de violência entre jornalistas capixabas

Jorge

Eric Monteiro Nobre

O Fundo YouTube Vozes Negras e os Efeitos do Racismo Algorítmico no Brasil.”

Jorge

Bruna Pereira dos Santos

Gestão de crise: Como as assessorias de imprensa criam plano de ação para gerir episódios de racismo sofridos por jogadores de futebol - caso Vinicius Junior

Jorge

 

 

 

Gabriel Jesus Fornaciari

Rua da Lama e Vasco: a arte de torcer na rua

José Soares

 

 

 

Hannahbella Costa Queiroz

Entre o que senti e o que não disse: duplos relatos sobre doença e afeto

Jose Martinuzzo

Isabela Faria Bueno

Livro de crônicas – Agridoce – A vida como ela é

Jose Martinuzzo

Otávio Marques Gomes

Análise da argumentação presente nas colunas de Gustavo Corção na imprensa brasileira sobre a candidatura á presidência de Jânio Quadros (1959-1961)

Jose Martinuzzo

Beatriz Motta Brandão

Livro-reportagem sobre os 10 anos de rompimento da barragem de Fundão sob a perspectiva de mulheres atingidas no Espirito Santo

Jose Martinuzzo

Anna Carolina Braga Queres

Em cada canto uma dor: um ensaio sobre o brasileiro emergente aos olhos de Chico Buarque

Jose Martinuzzo

Gabriela Barros Luz

Comunicação estratégicade ESG e sua eficácia na construção da imagem corporativa: um estudo de caso da empresa Natura

Jose Martinuzzo

 

 

 

Oliver Mikael Moraes Neves Lopes

Mapeamento do cinema gótico latino-americano e suas raízes coloniais

Klaus

Izabelle Alves da Silva Brito

Roteiro de série/longa Entrelaçados

Klaus

Victor Costa de Almeida

Ventos - média-metragem ficcional

Klaus

Heitor Carvalho dos Santos

A inevitabilidade e a aceitação do fim em Outer Wilds

Klaus

 

 

 

Luisa Tapajós de Oliveira

Guia de boas práticas e estratégias de comunicação para influenciadores digitais que atuam no mercado literário

Lívia

Estela Bastos da Silva

Desenvolvimento de branding e posicionamento estratégico para a marca autoral Estúdio Hart

Lívia

Isabella Toneto Santana

Desenvolvimento de branding e posicionamento estratégico do VixLabs – laboratório de Inovação

Lívia

Milena Silva Sthel

Plano estratégico de comunicação para a marca Quality Pan

Lívia

Angeli Angelo Brandão

Soft Power no Movimento Empresa Júnior: uma análise do potencial de influência cultural como estratégia da comunicação do MEJ brasileiro

Lívia

 

 

 

Thais Baioco Silva

Entre a crítica e a emancipação; o uso do jornalismo crítico-emancipatório em veículos independentes

Rafael Bellan

Daniel Mattedi Cardoso

Análise Jornalística sobre o conflito Israel x Palestina

Rafael Bellan

Alberto Gabriel Gonçalves Margon

Manual de Jornalismo crítico-emancipatório

Rafael Bellan

 

 

 

Lívia Reis Caliman

Criatividade e tecnologia: as transformações da publicidade contemporânea com o uso de dados e inteligência artificial

Rosane

Luiza Lima Favoreti

Campanha publicitária para Primavera Bicicletas

Rosane

Talita Katriny de Jesus dos Santos

Como a Savage X Fenty se tornou um marco: análise da construção do desfile savage X Fenty Vol. 2

Rosane

Jefferson José Sfalsin Scopel

Benvenuti à XVI Festa Italiana da Vila de Pendanga: Comunicação visual multimídia para campanha de divulgação do evento

Rosane

Vitória Andrade Coutrim

“Consumo fitness: Uma análise da influência e publicidade nos perfis de influenciadoras fitness no Instagram”

Rosane

 

 

 

Lara Gama Santoro Moreira

A outra face – o gênero como definidor de quadros no jornalismo de guerra

Ruth

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910