Lista de TCCs 2025/2
Lista de Solicitação de Orientadores para o semestre 2025-2
22/09/2025 Início do semestre letivo 2025/2.
24/02/2026 Término do semestre letivo e de 25/02/2026 a 03/03/2026 Provas finais.
Aluno (a) |
Tema |
Professor(a) Orientador(a) |
|
|
|
Luiz Fernando Vicente Pereira |
As dificuldades que um estudante pobre sofre para se formar numa universidade federal |
Alexandre |
Renato Pedrini |
UFES 2054 Expectativas |
Alexandre |
Erick Jonatha Luiz da Silva |
Territórios e narrativas no cinema pós-retomada: corpos negros e periféricos no cinema contemporâneo brasileiro |
Alexandre |
|
|
|
Ruan Souza Peres |
Vampiros nunca lhe machucarão: projeto de longa-metragem para chamadas públicas |
Arthur |
|
|
|
Thainara de Souza Oliveira |
Posicionamento da marca pessoal no ambiente digital: como influenciadores se destacam no marketing digital? |
Claudio |
Lara Santana Andrade |
Futebol e memória: análise da campanha de lançamento do uniforme Camisas Negras |
Claudio |
Vitória Borges Valiate |
Anti-heróis em série: a influência de personagens transgressoras na publicidade |
Claudio |
Gabriel Henrique Lopes Caetano |
Intertextualidade e interdiscursividade na publicidade do show de Lady Gaga em Copacabana. |
Claudio |
|
|
|
Thálita Tirza Sampaio |
Cultura em resistência: a produção de eventos LGBT no Espírito Santo como espaço de afirmação identitária |
Daniela |
|
|
|
Caroline Magalhães Reis |
Quem ainda ouve? Um estudo da continuidade da escuta radiofônica no Espírito Santo. |
Edgard |
Sara Sinésio Ohnesorge |
5 anos de Covid 19: como o noticiamento atual da doença pelo site A gazeta impacta a saúde mental de profissionais de comunicação participantes da cobertura |
Edgard |
|
|
|
Douglas Martins de Oliveira |
Roteiro cinematográfico de longa-metragem Dias Extraordinários entre Noites Estreladas |
Erly |
Bruno Nogueira Gomes |
Memorial descritivo da função de técnico de som e microfonista no curta Elipse |
Erly |
Victor Lucas Bonfim dos Santos |
Análise de construção da comunicação visual em eras musicais |
Erly |
André Ramos Almeida |
Curta-metragem documental: Aqui no Espírito Kunty |
Erly |
Ingrid Gonzaga Leal |
Da concepção à desprodução: a direção de arte no curta Madame Andira |
Erly |
|
|
|
Isadora Gonçalves Eleutério Dias Araújo |
Impactos da cobertura jornalística de eventos extremos na percepção pública sobre a crise climática |
Fabio Goveia |
Roberta Bernardo Rodrigues |
Como a comunicação engaja o público capixaba no futebol local |
Fabio Goveia |
Alice Souza Raimondi |
Entre o humor e a dessensibilização: novos paradigmas de representação da saúde mental no Tik-Tok |
Fabio Goveia |
Cid Pinto Costa Bisneto |
“Fotorreportagem: memórias visuais de viagens a trabalho pelo Espírito Santo” |
Fabio Goveia |
|
|
|
Isadora Lima de Sá Mello |
Mísseis digitais: o apagamento palestino pelas Big-Techs no mundo digital |
Fabio Malini |
Victor Thomé Poldi Tinoco de Sousa |
Flaneurismo e a ocupação de espaço na Grande Vitória |
Fabio Malini |
João Victor Bassini e Silva |
A Cazé TV e o seu impacto no cenário de transmissões esportivas no Brasil |
Fabio Malini |
|
|
|
Matheus Soeiro Sampaio |
Como a moda masculina influencia o marketing pessoal no mercado de corretores de imóveis de alto padrão |
Fernando Manhães |
Amanda de Souza Limas |
Análise semiótica do clipe Oração da cantora Lin da Quebrada: representações de identidade, gênero e resist~encia na cultura contemporãnea |
Fernando Manhães |
Gabriel Ramos Pereira |
O discurso publicitário direcionado ao público infantil nos termos do CONAR: Os recursos utilizados pelos influenciadores “Rafa & Luiz” e “Luluca” para anunciarem seus produtos de forma regular. |
Fernando Manhães |
Matheus Alves Modesto |
A construção dos cartazes de cerveja no início do século XX no Brasil: de 1910 a 1930 |
Fernando Manhães |
Dayadner Nascimento Santos |
O Impacto de Taylor Swift na Industria Musical, Streaming e Marketing. |
Fernando Manhães |
|
|
|
Jainy Victoria Alves Sales de Sá |
Estratégias de comunicação pop-ups no segmento de luxo: a experiência de consumo na era da midiatização digital |
Flávia Mayer |
Monique da Silva Vieira |
Viralização e influência: estratégias de produção de conteúdo no Tiktok e a ascensão de novos influenciadores |
Flávia Mayer |
Isaias Djalma Ramos Kretli |
Economia criativa e influência digital: como o personal branding impacta na construção desejo e consumo |
Flávia Mayer |
Maria Eduarda de Souza Gusmão |
O folclore brasileiro na publicidade: elementos da cultura popular |
Flávia Mayer |
Brenner de Oliveira Reis |
Campanha sobre os malefícios da exposição a telas do Ministérios da Saúde |
Flávia Mayer |
|
|
|
Jenifer Rosalina da Silva Cardoso |
Não era amor |
Gabriela |
Anna Clara Bianchi Poleze |
Mais frágil que o mundo. |
Gabriela |
Maria Fernanda Bezerra dos Santos |
Autonomia corporal e punição social: o aborto como experiência solitária e política no cinema feminista |
Gabriela |
Nathielly Alexandre dos Santos |
Amarras – Direção de documentário |
Gabriela |
Julia Cristina Moreira Ribeiro |
A narrativa distópica em Ruptura: identidade, controle e fragmentação |
Gabriela |
Lorena de Oliveira Corrêa |
O legado de Antunes Filho para a atuação no cinema |
Gabriela |
|
|
|
Eduarda Oliveira Silva Miranda de Jesus |
Repórter ou Produto: o esvaziamento das narrativas críticas da Lois Lane apenas ajuda a vender super-heróis? |
Isabel |
Ágata Brum Ferreira |
A cobertura do Conclave 2025 nos principais telejornais brasileiros |
Isabel |
|
|
|
João Paulo Leite Baptista Drago |
Análise da construção da identidade brasileira no rap |
Janaína |
Ana Clara Souza Espirito Santo |
Entre o pertencimento e a exclusão: consumo e estratégias de comunicação atreladas ao Fear Of Missing Out |
Janaína |
Eduardo Silva de Paula |
Como a interação comunicativa da fanbase de Taylor Swift promove o The Eras Tour e sua marca |
Janaína |
Karen Cristine Souza Teles |
Indústria cosmética e o empoderamento feminino a partir da marca Rare Beal |
Janaína |
|
|
|
Luisa Andrade Ferreira |
O caso Escola Base e a espetacularização da cobertura jornalística |
Jorge |
Dhébora Letícia arruda Fernandes Molina |
Estratégias de marketing utilizadas pelo Club de Regatas vasco da Gama no período de 2007-2009 |
Jorge |
Ghenis Carlos de Oliveira Silva |
As fragilidades da cobertura jornalística referente à Igreja Católica: da politização á desinformação |
Jorge |
Jessy Koumba |
Análise crítica da cobertura midiática da África na imprensa brasileira |
Jorge |
Yara Guidini Daltio |
Trauma cotidiano na prática jornalística: os efeitos da cobertura de violência entre jornalistas capixabas |
Jorge |
Eric Monteiro Nobre |
O Fundo YouTube Vozes Negras e os Efeitos do Racismo Algorítmico no Brasil.” |
Jorge |
Bruna Pereira dos Santos |
Gestão de crise: Como as assessorias de imprensa criam plano de ação para gerir episódios de racismo sofridos por jogadores de futebol - caso Vinicius Junior |
Jorge |
|
|
|
Gabriel Jesus Fornaciari |
Rua da Lama e Vasco: a arte de torcer na rua |
José Soares |
|
|
|
Hannahbella Costa Queiroz |
Entre o que senti e o que não disse: duplos relatos sobre doença e afeto |
Jose Martinuzzo |
Isabela Faria Bueno |
Livro de crônicas – Agridoce – A vida como ela é |
Jose Martinuzzo |
Otávio Marques Gomes |
Análise da argumentação presente nas colunas de Gustavo Corção na imprensa brasileira sobre a candidatura á presidência de Jânio Quadros (1959-1961) |
Jose Martinuzzo |
Beatriz Motta Brandão |
Livro-reportagem sobre os 10 anos de rompimento da barragem de Fundão sob a perspectiva de mulheres atingidas no Espirito Santo |
Jose Martinuzzo |
Anna Carolina Braga Queres |
Em cada canto uma dor: um ensaio sobre o brasileiro emergente aos olhos de Chico Buarque |
Jose Martinuzzo |
Gabriela Barros Luz |
Comunicação estratégicade ESG e sua eficácia na construção da imagem corporativa: um estudo de caso da empresa Natura |
Jose Martinuzzo |
|
|
|
Oliver Mikael Moraes Neves Lopes |
Mapeamento do cinema gótico latino-americano e suas raízes coloniais |
Klaus |
Izabelle Alves da Silva Brito |
Roteiro de série/longa Entrelaçados |
Klaus |
Victor Costa de Almeida |
Ventos - média-metragem ficcional |
Klaus |
Heitor Carvalho dos Santos |
A inevitabilidade e a aceitação do fim em Outer Wilds |
Klaus |
|
|
|
Luisa Tapajós de Oliveira |
Guia de boas práticas e estratégias de comunicação para influenciadores digitais que atuam no mercado literário |
Lívia |
Estela Bastos da Silva |
Desenvolvimento de branding e posicionamento estratégico para a marca autoral Estúdio Hart |
Lívia |
Isabella Toneto Santana |
Desenvolvimento de branding e posicionamento estratégico do VixLabs – laboratório de Inovação |
Lívia |
Milena Silva Sthel |
Plano estratégico de comunicação para a marca Quality Pan |
Lívia |
Angeli Angelo Brandão |
Soft Power no Movimento Empresa Júnior: uma análise do potencial de influência cultural como estratégia da comunicação do MEJ brasileiro |
Lívia |
|
|
|
Thais Baioco Silva |
Entre a crítica e a emancipação; o uso do jornalismo crítico-emancipatório em veículos independentes |
Rafael Bellan |
Daniel Mattedi Cardoso |
Análise Jornalística sobre o conflito Israel x Palestina |
Rafael Bellan |
Alberto Gabriel Gonçalves Margon |
Manual de Jornalismo crítico-emancipatório |
Rafael Bellan |
|
|
|
Lívia Reis Caliman |
Criatividade e tecnologia: as transformações da publicidade contemporânea com o uso de dados e inteligência artificial |
Rosane |
Luiza Lima Favoreti |
Campanha publicitária para Primavera Bicicletas |
Rosane |
Talita Katriny de Jesus dos Santos |
Como a Savage X Fenty se tornou um marco: análise da construção do desfile savage X Fenty Vol. 2 |
Rosane |
Jefferson José Sfalsin Scopel |
Benvenuti à XVI Festa Italiana da Vila de Pendanga: Comunicação visual multimídia para campanha de divulgação do evento |
Rosane |
Vitória Andrade Coutrim |
“Consumo fitness: Uma análise da influência e publicidade nos perfis de influenciadoras fitness no Instagram” |
Rosane |
|
|
|
Lara Gama Santoro Moreira |
A outra face – o gênero como definidor de quadros no jornalismo de guerra |
Ruth |