Lista de TCCs 2025-1
Lista de Solicitação de Orientadores para o semestre 2025-1
22/04/2025 Início do semestre letivo 2025/1.
28/08/2025 Término do semestre letivo e de 29/08/2025 a 05/09/2025 Provas finais.
Aluno (a) |
Tema |
Professor(a) Orientador(a) |
|
|
|
Monique Ferreira de Oiveira |
As práticas artísticas como cura emocional |
Alexandre |
Luiz Fernando Vicente Pereira |
As dificuldades que um estudante pobre sofre para se formar numa universidade pública |
Alexandre |
Renato Pedrini |
UFES 2054 – Expectativas |
Alexandre |
Enzo Rodrigues de Arruda |
Longa-metragem: A Metamorfose |
Alexandre |
Bruno Nogueira Gomes |
Roteiro de longa-metragem sobre saúde mental |
Alexandre |
Davi Gomes de Souza |
As diferentes representações da figura do jornalista no cinema hollywoodiano |
Alexandre |
|
|
|
Dianna Alves Bianchi |
Curta-metragem de ficção: Espera-te, Kairós – idealização, produção e direção |
Arthur |
Lorrane Araújo Santos |
Benção |
Arthur |
Julio Cesar Lopes Correia |
Processo de direção criativa do curta documental Elipse |
Arthur |
Ana Flávia Oliveira Lima |
Idealização e direção do curta documentário Elipse |
Arthur |
Ruan Souza Peres |
Vampiros nunca lhe machucarão: projeto de longa-metragem para chamadas públicas |
Arthur |
Brenda Araújo Bispo |
O Menino e o Mundo: animações infantis sobre temas de gente grande |
Arthur |
José Luiz Lehmen |
O ensino do português para refugiados através da animação. |
Arthur |
|
|
|
Victor Thomé Poldi Tinoco de Souza |
Flaneurismo e ocupação do espaço na Grande Vitória |
Bajonas |
Cauê Morellato de Almeida |
A objetividade no jornalismo literário |
Bajonas |
Gabriel Tozzi de Souza |
O impacto da mídia sensacionalista: influência, polarização da opinião pública e bolhas informativas |
Bajonas |
Beatriz Horst Martins |
O massacre de gaza sob a ótica do Le Monde Diplomatique: Uma análise à luz de Adelmo Genro Filho |
/Bajonas |
Joao Pedro Barbosa dos Santos |
O poder da comunicação nas relações institucionais e fidelização dos membros de comunidades online |
Bajonas |
|
|
|
Klayton de Melo Silva |
Fase 4 do Universo Marvel: lacração, conservadorismo e a abordagem da diversidade e representatividade nos canais de cultura nerd no Youtube |
Claudio |
Larissa Barbosa Lima Sayegh |
Desenvolvimento de identidade visual |
Claudio |
Lívia Nunes Marques Del Caro |
A estratégia de branding nas narrativas cinematográficas: o caso de Jogos Vorazes e a construção da personagem como marca no universo do filme |
Claudio |
Pedro Augusto Costa Sales |
Criação de marca de moda streetwear: plano de branding |
Claudio |
Melanie Sena Santos |
Publicidade de medicamentos: uma análise das redes sociais da marca Dorflex para compreender as técnicas de linguagem que influenciam na automedicação do consumidor |
Claudio |
|
|
|
Emanuel Levi Stagi Carneiro Sóos |
Desenvolvimento de um curta-metragem com ~enfase em efeitos visuais: processos criativos e técnicos |
Daniela |
Gustavo Domingos |
Mãe, Poeta e Aliada; a jornada de Cris de Souza |
Daniela |
Jadson Renan Ferreira Pereira |
Carro da saúde – Desafios para a acessibilidade |
Daniela |
|
|
|
Isabela Gomes dos Santos |
A construção narrativa da direção de arte no cinema independente |
Erly |
André Ramos Almeida |
Curta-metragem ficcional: Aqui no Espírito Kunty |
Erly |
Arthur Balardino Veronez Gonçalves |
Memorial descritivo: processo de direção do curta-metragem Cibernetic Crush |
Erly |
Ingrid Gonzaga Leal |
Da concepção à desprodução: a direção de arte no curta Madame Andira. |
Erly |
Raiany Simões Rodrigues |
Direção de arte em filmes sem ou baixo orçamento |
Erly |
Davi Alves Marques Rodrigues |
Desenvolvimento e realização de curta-metragem de ficção |
Erly |
|
|
|
Thais Cristina Nascimento de Oliveira |
Da tribuna às redes: análise da construção do discurso de ódio online contras vereadoras de Vitória, Camila Valadão e Karla Coser |
Fabio Malini |
Felipe Chang |
A construção estética e discursiva nos álbuns Roteiro Pra Ainouz Vol. 3 e Roteiro Pra Ainouz Vol. 2, de Don L |
Fabio Malini |
Lizzie de Almeida Barros Rocha |
A morte como infotenimento: uma intersecção entre jornalismo, TikTok e a viralização do gênero: True Crime na era digital |
Fabio Malini |
Felipe dos Santos Dutra |
Análise do jornal Marca: Vinícius Júnior em foco |
Fabio Malini |
Júlia Santos Firme |
Entre dados e narrativas: uma análise sobre a cobertura jornalística da violência contra a mulher na Grande Vitória |
Fabio Malini |
Leonardo Lucas Gomes de Melo Cardoso |
Simone Biles e o impacto da desistência das Olimpíadas de 2021 na pauta de saúde mental nas redes sociais |
Fabio Malini |
João Victor Bassini |
A Cazé TV e o seu impacto no cenário de transmissões esportivos no Brasil |
Fabio Malini |
|
|
|
Dayadner Nascimento Santos |
O impacto de Taylor Swift na indústria musical, streaming e marketing |
Fernando Manhães |
Renata Portella Ramos |
Do intangível ao tangível: como o branding contribui para a construção do valor das marcas |
Fernando Manhães |
Matheus Alves Modesto |
A construção dos cartazes de cerveja no início do século XX no Brasil de 1910 a 1930 |
Fernando Manhães |
João Vitor dos Santos Nascimento de Souza |
Uma análise da campanha de lançamento da camisa III do Club de Regatas Vasco da Gama |
Fernando Manhães |
Ana Clara Patrocínio Neves |
Plano de Branding: construção de uma marca de doces saudáveis |
Fernando Manhães |
|
|
|
Rodrigo de Almeida Souza |
Fio de água quente no corpo gelado |
Gabriela |
Nathielly Alexandre dos Santos |
Amarras – Direção de documentário |
Gabriela |
Milena Guimarães Lopes |
A violência de gênero seriada: uma análise do feminicídio e da violência contra mulher à luz das séries Bom Dia Verônica e Não Foi Minha Culpa. |
Gabriela |
Isabella Milião Pinel Mota e Oliveira |
Representação feminina no subgênero slasher: a construção da final girl e da garota que morre primeiro. |
Gabriela |
Mariana Santos Silva |
A exploração midiática da mulher e a falta de ética no jornalismo de entretenimento: uma análise do caso Klara Castanho e o programa Fofocalizando. |
Gabriela |
|
|
|
Julia Bruschi Tolentino |
Elementos e estratégias da música persuasiva: a trilha do sucesso na criação de jingles publicitários. |
Janaína |
Juliana Martins de Carvalho |
Femversiting e Gração Z: construção e ruptura dos discursos de empoderamento feminino na publicidade contemporânea |
Janaína |
Maria Eduarda Ferro Gonçalves |
Meu jeitinho tão bonitinho: a construção do inocente nas telenovelas e o fenômeno da Blogueirinha, A Feia. |
Janaína |
Karen Cristine Souza Teles |
Indústria cosmética e o empoderamento feminino a partir da marca Rare Beauty |
Janaína |
Vitória Martins Simão |
A publicidade de mulheres no game |
Janaína |
|
|
|
Juliana Bonfá de Siqueira |
Futebol capixaba nas redes sociais- O caso do Capixabão: da depressão na cobertura e consumo de conteúdo esportivo |
Jorge |
Thais Cristina Rosa de Lima |
Estratégias de marketing digital na promoção de romances: um estudo sobre comunicação e engajamento de leitores |
Jorge |
Robertha Araújo da Silva |
O futuro do jornalismo comunitário na era digital: o papel das novas tecnologias e da assessoria de impressa na construção da informação local |
Jorge |
Alexandre Magno Cerqueira dos Santos Filho |
As estratégias de comunicação da NFL para fortalecer a sua presença no Brasil |
Jorge |
Gabriel Ramos Pereira |
O discurso publicitário direcionado ao público infantil nos termos do Conar: os recursos utilizados pelos influenciadores Rafa & Luiz e Luluca para anunciar seus produtos de forma regular |
Jorge |
Luíza Lima Machado Pizzol
|
Entre invisibilidades e ecos silenciados: Comunicação, cultura de massas e marginalização feminina em ‘A Hora da Estrela’ |
Jorge |
Thalita Jesus Cunha |
Critério de noticiabilidade e agenda capitalista: Uma análise da cobertura jornalística a crimes cometidos pelo agronegócio em terras indígenas |
Jorge |
|
|
|
Bruno Ribeiro Freire |
Cybernetc Crush |
José Soares |
João Daniel dos Santos Oliveira |
Vila Mágica |
José Soares |
Allan Kelvin Tolentino de Morais |
A fotografia de helene Louvart no cinema político de Alice Rohnwacher |
José Soares |
Hecthor Murilo Breda Ribeiro |
Videoclipe de João Bananeira – Gastação Infinita |
José Soares |
Gabriel de Jesus Fornacieri |
Rua da Lama e Vasco: A arte de torcer na rua |
José Soares |
|
|
|
Anna Carolina Braga Queres |
Em cada canto uma dor – O brasileiro melancólico segundo Chico Buarque |
Jose Martinuzzo |
Alice Azevedo Santos |
Gerenciamento de crise em redes sociais: estudo de caso sobre a marca Boca Rosa Beauty e o relançamento de sua base |
Jose Martinuzzo |
Liege Maria Vervloet |
Da casa ao estrelato: a permanência de Juliete Freire na mídia pós BBB-21 |
Jose Martinuzzo |
Gabriela Barros Luz |
Comunicação estratégica de ESG e sua eficácia na construção da imagem corporativa |
Jose Martinuzzo |
Ryan Guimarães Leal |
Do Eros ao Himeros: a persona dos criadores de conteúdo adulto e suas formas de publicidade |
Jose Martinuzzo |
Maria Luísa Berto Ribeiro |
Produção de livro-reportagem sobre o impacto do rompimento da barraca de Fundão (Mariana -2015) |
Jose Martinuzzo |
|
|
|
Luana Inácia de Souza |
Como as marcas têm construído a temática da desconexão |
Lívia |
Letícia Pereira de Mendonça Costa |
We Will Rock You: a construção de uma marca que marcou gerações |
Lívia |
Breno Bergamin Aguiar |
Plano de negócio para a empresa Seu Primo Design |
Lívia |
Manoel Ramos Nascimento |
Da internet para a TV: a presença de influenciadores digitais na programação da televisão brasileira |
Lívia |
Yasmin Gurgel Rocha |
Mandinga: a comunicabilidade na roda de capoeira angola |
Lívia |
Thailon do Amaral Fonseca |
Catálogo Coleção Entre Mundos by Florest – campanha de lançamento |
Lívia |
|
|
|
Júlia Souza da Silva |
A moda como instrumento de posicionamento: um estudo sobre a construção de branding pessoal |
Nazareth |
Eduarda Ferreira Guerra |
O papel da mídia no esvaziamento das subculturas e fomento das estéticas efêmeras de moda na contemporaneidade |
Nazareth |
Ana Carolyne Machado Nalesso |
Da pele ao tecido: como a Dendezeiro comunicou o colorismo na SPWF-23 |
Nazareth |
Livia Santos Souza |
Plano de comunicação de lançamento da marca Sants |
Nazareth |
Talita Katriny de Jesus dos Santos |
Como a Savage X Fenty se tornou um marco: análise da construção do desfile Savage X Fenty – Vol. 2 |
Nazareth |
|
|
|
Esther Kerem de Oliveira Soares |
Jornalismo crítico-emancipatório de jornalistas indígenas: análise de práxis noticiosa em tempos de Antropoceno |
Rafael Bellan |
Deivid Antonio dos Santos de Paula |
Inteligência artificial na produção jornalística: Automação, ética e crítica marxista |
Rafael Bellan |
Daniel Mattedi Cardoso |
Análise jornalística sobre o conflito Israel X Palestina |
Rafael Bellan |
Bruna Francisco Rodrigues |
Desafios do jornalismo na mobilidade coletiva de trabalhadores na era digital |
Rafael Bellan |
|
|
|
Letícia Arcanjo de Sampaio Oliveira |
A vida que ninguém vê: o jornalismo como ferramenta de visibilidade e inclusão social |
Edgard |
Ana Elise Plaster Camporês |
Jornalismo e Conhecimento: a produção de saberes pelo programa Fantástico |
Edgard |
Jeinyfer Lima Novaes |
Entre a frequência e o enquadramento: a noticiabilidade das crises climáticas no contexto brasileiro |
Edgard |
Lara Gama Santoro Moreira |
O gênero como definidor de quadros no jornalismo de guerra. |
Edgard |
|
|
|
Thaísa Bastos Lopes Mascarenhas Pinto |
Análise das demandas externas à Comunicação da UFES |
Ruth |
Thaiz Pereira Lepaus |
Prazer, Mulher. |
Ruth |
Enzo Bicalho Assis |
Caso Cuca: análise comparativa da cobertura midiática nas décadas de 1980 e de 2020 |
Ruth |
|
|
|
Laura Beatriz de Souza Oliveira |
Respeita meu cabelo: uma análise da campanha da Vult com a Dendezeiro |
Rosane
|
|
|
|
Professores em Licença capacitação no semestre 2025/1 : Klaus, Rosane e Patrícia