CIA

O Grupo de estudos e pesquisa Comunicação, Imagem e Afeto (CIA) desenvolve pesquisas teóricas sobre o estatuto da imagem nas práticas comunicacionais a partir de três linhas de pesquisa centrais: Cinema, corpo e afeto; Memória, imagem e práticas comunicacionais; Imaginários afetivos do cotidiano. Dentro dessas linhas, ele propõe: a produção de artigos, ensaios teóricos e organização de livros teóricos, visando publicação e participação em encontros científicos; realização de mostras audiovisuais, fotográficas e exposições artísticas e/ou museográficas, bem como seminários, colóquios, encontros e debates acadêmicos na área; orientação de trabalhos de graduação (monografias, monitorias, iniciação científica) e pós-graduação, atuando junto ao programa de Comunicação e Territorialidades (POSCOM) da Ufes.

Atualmente, o grupo desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: 

Monstros Invisíveis: as corporificações da alteridade no cinema de horror contemporâneo (coordenado pelo prof. Klaus Berg Bragança)

Clausuras: territórios e sentidos dos claustros femininos (coordenado pela profa. Gabriela Santos Alves)

Narrativas da ficção seriada: temporalidades e referencialidades em diferentes formatos industriais (coordenado pela . Patrícia Cardoso D’Abreu)

Estratégias sensórias e poéticas do corpo nos meios audiovisuais (coordenado pelo prof. Erly Vieira Jr) 

Exercícios do olhar: Corpo, mídia e presença nas artes e no audiovisual capixabas (coordenado pelo prof. Erly Vieira Jr)

Linhas de pesquisa:

Cinema, corpo e afeto;

Imaginários afetivos do cotidiano;

Memória, imagem e práticas comunicacionais.

Professores orientadores:

prof. Erly Vieira Jr (líder); profa. Gabriela Alves, profa. Patrícia Cardoso D’Abreu e prof. Klaus'Berg Bragança.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910