CIA
O Grupo de estudos e pesquisa Comunicação, Imagem e Afeto (CIA) desenvolve pesquisas teóricas sobre o estatuto da imagem nas práticas comunicacionais a partir de três linhas de pesquisa centrais: Cinema, corpo e afeto; Memória, imagem e práticas comunicacionais; Imaginários afetivos do cotidiano. Dentro dessas linhas, ele propõe: a produção de artigos, ensaios teóricos e organização de livros teóricos, visando publicação e participação em encontros científicos; realização de mostras audiovisuais, fotográficas e exposições artísticas e/ou museográficas, bem como seminários, colóquios, encontros e debates acadêmicos na área; orientação de trabalhos de graduação (monografias, monitorias, iniciação científica) e pós-graduação, atuando junto ao programa de Comunicação e Territorialidades (POSCOM) da Ufes.
Atualmente, o grupo desenvolve os seguintes projetos de pesquisa:
Monstros Invisíveis: as corporificações da alteridade no cinema de horror contemporâneo (coordenado pelo prof. Klaus Berg Bragança)
Clausuras: territórios e sentidos dos claustros femininos (coordenado pela profa. Gabriela Santos Alves)
Narrativas da ficção seriada: temporalidades e referencialidades em diferentes formatos industriais (coordenado pela . Patrícia Cardoso D’Abreu)
Estratégias sensórias e poéticas do corpo nos meios audiovisuais (coordenado pelo prof. Erly Vieira Jr)
Exercícios do olhar: Corpo, mídia e presença nas artes e no audiovisual capixabas (coordenado pelo prof. Erly Vieira Jr)
Linhas de pesquisa:
Cinema, corpo e afeto;
Imaginários afetivos do cotidiano;
Memória, imagem e práticas comunicacionais.
Professores orientadores:
prof. Erly Vieira Jr (líder); profa. Gabriela Alves, profa. Patrícia Cardoso D’Abreu e prof. Klaus'Berg Bragança.