“A presença das mulheres negras na publicidade veiculada na revista Claudia: anos 2002, 2012 e 2022”.
Nome: ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMA
Data de publicação: 19/10/2023
Banca:
Nome | Papel |
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FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA | Presidente |
FRANCISCO VANILDO LEITE | Examinador Externo |
LAURA GUIMARÃES CORRÊA | Examinador Externo |
Resumo: A ampliação da discussão racial se apresenta na sociedade brasileira, na academia,
a exemplo do debate interseccional, e em algumas estratégias publicitárias, como a
publicidade antirracista. Isso posto, interessa compreender a maneira como a
intensificação desta discussão impacta a presença de grupos historicamente
marginalizados na mídia tradicional. Este estudo tem como objetivo apresentar uma
análise quantitativa e qualitativa da presença das mulheres negras na publicidade
veiculada em revista feminina impressa nas últimas décadas, a fim de compreender
quem são e como são construídas nesses anúncios. Para tanto, utilizamos a
semiótica discursiva e a semiótica plástica para a leitura de publicidades veiculadas
na revista Claudia dos anos 2002, 2012 e 2022. Como resultado, observou-se no ano
de 2022 um expressivo aumento quantitativo na presença dessas mulheres (elas
apareceram em 6,72% da amostra em 2002, 5,11% em 2012 e 43,33% em 2022) e a
recorrência de modelos negras menos embranquecidas que nos anos anteriores. A
revista de 2022, entretanto, tem características diferentes das dos anos anteriores,
com uma redução expressiva na quantidade de anúncios, o que pode prejudicar a
comparação quantitativa (A revista foi de uma média de 121 anúncios por edição em
2002 para 85 em 2012 e 6 em 2022). A análise qualitativa de 3 anúncios de cada ano
selecionado, entretanto, apontou para a permanência de alguns estereótipos, como a
negra atleta e a mulher negra como o diferente, o “outro” do branco, visto como
universal.