O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) torna publico as retificações dos editais nº 02/2025 (Mestrado) e nº 03/2025 (Doutorado) do Processo Seletivo de Aluno Regular da Turma 2025.
Devido ao recesso acadêmico, o PósCom funcionará em horário especial no período de 2 a 21 de abril das 7 às 13 horas. O horário está previsto na Portaria Normativa nº 229/2025 e tem o objetivo de reduzir gastos durante o período em que não há aulas nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, considerando os princípios da razoabilidade, economicidade e eficiência.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) torna publico o Edital nº 03/2025 do Processo Seletivo de Aluno Regular da Turma 2025 - Doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom) torna publico o Edital nº 02/2025 do Processo Seletivo de Aluno Regular da Turma 2025 - Mestrado.
Publicação do Edital: 28 de março de 2025.
Inscrições de 14 de abril a 29 de abril de 2025.
Mestrando(a): THAÍSA GUIMARÃES CÔRTES
Título: COMUNICAÇÃO E PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO DA ATUAÇÃO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESPIRITO SANTO
Mestrando(a): Maxieni Muniz de Souza Bianco
Título: JORNALISTAS SOB ATAQUES: ESTUDO DAS AGRESSÕES, NO TWITTER/X, À PROFISSIONAIS DURANTE AS ELEIÇÕES DE 2022
Data: 21/03/2025
Horário: 10h
Sala: Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Ufes (Labic/Ufes)
Banca Examinadora:
Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Goveia (PÓSCOM/UFES)
Membra interna: Profa. Dra. Ruth de Cássia Reis (PÓSCOM/UFES)
Membro externo: Prof. Dr. Gabriel Herkenhoff Coelho Moura (Unifesp)
Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais
A jornalista e escritora Elaine Dal Gobbo lança, no próximo sábado (15), o livro Jornal Ferramenta – a comunicação popular na luta contra a ditadura no Espírito Santo, que resgata a história do Ferramenta, jornal da Pastoral Operária da Arquidiocese de Vitória criado em 1977. O lançamento será às 19h, no Triplex Vermelho, localizado no Centro de Vitória, em frente à praça Costa Pereira.
Chegou a hora de Vitória sediar o lançamento da websérie documental Arte em Taboa das Filhas de Mãe-Bá, que tem como tema as artesãs de Mãe-Bá, em Anchieta, sul do Espírito Santo, e os tradicionais artesanatos feitos por suas habilidosas mãos.
O evento será no dia 26 de março, às 20 horas, no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Goiabeiras.
A obra tem como diretora, produtora e roteirista a jornalista Elizabeth Nader, egressa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação & Territorialidades.