Qualificação da Dissertação
Mestrando(a): IGOR EMILIO FONSECA OLIVEIRA
Título: RETERRITORIALIZAÇÃO ANTIRRACISTA NA PUBLICIDADE? A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO CAMPO PUBLICITÁRIO
Data: 25/11/2024
Horário: 14h
Sala: presencial
Banca Examinadora:
Orientador(a): Profa. Dra. ELISA FABRIS DE OLIVEIRA (PÓSCOM/UFES)
Membra interna: Profa. Dra. FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA (PÓSCOM/UFES)
Membra externa: Profa. Dra. MANOELA PAGOTTO MARTINS NODARI (ONU Mulheres)
Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais
Resumo da dissertação:
Compreendendo nos últimos anos uma dinâmica de mudança e ocupação de espaços inerentes ao grupo-étnico negro em diversas intâncias da sociedade brasileira, o presente estudo analisa as representações sociais relativas ao negro em anúncios publicitários vencedores da maior premiação do segmento no país, e que foram desenvolvidos por uma agência composta inteiramente por profissionais negros. O corpus reúne publicidades produzidas pela Agência Gana em 2022, ano em que a organização conquista premiações em diversas categorias do Festival Clube de Criação, o mais prestigiado prêmio publicitário dopaís. Assim, busca entender se essa ocupação do negro nesse mercado empenha um processo de deslocamento representacional do grupo em produções mídiaticas do mercado de comunicação brasileiro, tendo como interesse observar possíveis reterritorializações no campo da publicidade.Considerando a condição de instauração de pesquisas que relacionam o negro e a publicidade proposta por Trindade (2019), o estudo se materializa para além de um caráter de diagnóstico, e propõe possíveis alternativas para uma nova concepção do campo da publicidade, articulando ao longo do seu corpo os conceitos de Publicidadade Antirracista/Estratégias Antirracistas (Leite; Batista, 2019); Reterritorialização (Haesbaert,2004); Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976), Teoria das Minorias Ativas (Moscovici, 1972) e Teoria dos Campos (Bourdieu, 1970; 1993; 2010). Os procedimentos metodológicos associam Análise de Conteúdo Bardin (1977) às contribuições de Rose (2012) e Gaskell (2015).