Defesa de dissertação

ORIENTAÇÕES PARA DEFESA

Prazo para agendamento da defesa: até 01/07/2023

Prazo para realização da defesa: até 01/08/2023

Enviar para o e-mail da secretaria:

- Formulário de encaminhamento para defesa preenchido e assinado pelo orientador;  

-1 (uma) cópia da dissertação em formato PDF;

- Comprovante de submissão de artigo em revista científica da área da Comunicação e Informação (com Qualis acima de B3).

 

Entregar para a banca:
-03 (três) vias da dissertação de mestrado em formato exigido pelos membros da banca (digital ou impresso). A secretaria não se responsabiliza pela entrega da dissertação aos membros da banca. Ficará a cargo da secretaria somente quando necessário serviço de correspondência.

Atenção:

É obrigatória a composição da banca por orientador, 01 (um) membro interno, 01 (um) membro externo, 01 (um) suplente interno e 01 (um) suplente externo. 

Pelo menos um dos membros da composição mínima da banca deve ser externo ao programa e à Ufes.

É responsabilidade do orientador convidar os membros e informá-los da data e horário almejados para a defesa.

A comunicação e a remessa de exemplares da Dissertação aos examinadores deverá ocorrer com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.
 
A secretaria só agendará a entrega da dissertação de mestrado com o formulário assinado pelo orientador.

O professor orientador deverá informar à secretaria, por meio do formulário de encaminhamento os dados do participante externo. O CPF é para cadastro no SAPPG e na Plataforma Sucupira.

 

 Após a defesa:

Deverá ser enviado ao e-mail da secretaria do PÓSCOM:
•    Ata da defesa e folha de aprovação preenchidas e assinadas via Lepisma por todos os membros da banca.

Membros externos podem usar qualquer assinador digital certificado, como os assinadores digitais de sua instituição de origem ou o assinador digital disponibilizado pelo portal Gov.br (https://assinador.iti.br/)

Os formulários e orientações estão disponíveis em (https://comunicacaosocial.ufes.br/pt-br/defesa-de-dissertacao).

 

Prorrogação

Para solicitar prorrogação, o mestrando deverá enviar para o e-mail da secretaria:

- Formulário de prorrogação (Anexo II) preenchido e assinado pelo orientador;

- Trabalho produzido até o momento.

O pedido será apreciado na próxima reunião do Colegiado.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

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