Live marca início da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

Lançamento da pesquisa Perfil do Jornalistas 2021

Quem são os jornalistas brasileiros, em quais setores atuam, como são suas condições de trabalho e de saúde? A partir desta segunda-feira (16), o Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 busca compreender essas e outras questões junto a trabalhadores da mídia, fora da mídia e da docência em jornalismo.

Para marcar a segunda edição do estudo será realizada uma live com a participação das entidades que apoiam a pesquisa.

A transmissão será a partir das 19h, no Canal do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC - bit.ly/2XqG8xw). O evento vai discutir a relevância desse tipo de estudo para a defesa e fortalecimento do jornalismo e da profissão e para isso contará com a participação dos representantes das seis entidades nacionais parceiras da pesquisa: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O debate terá ainda com a participação do coordenador da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ/SBPJOR), Edgard Patrício. A mediação será feita pelo coordenador geral da pesquisa, Samuel Pantoja Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em 2012, a primeira edição do Perfil do Jornalista Brasileiro ofereceu um primeiro panorama representativo sobre o setor e as principais áreas de atuação dos jornalistas do país, com 2731 respostas válidas. Nove anos depois, o desafio da segunda edição é ampliar a representatividade e compreender como as transformações sociais, tecnológicas e econômicas moldaram o perfil da categoria. Por isso são abordadas questões demográficas, sobre representação social e política, condições de trabalho e de saúde.

São convidadas a participar, todas as pessoas que se identificam como jornalistas e atuam no setor, com vínculo formal ou informal. O estudo contempla questões gerais e específicas para quatro diferentes grupos: jornalista da mídia (imprensa, veículos alternativos, arranjos independentes); jornalista que atua fora da mídia, em outros setores como assessoria de imprensa, comunicação organizacional, jornalista que atua na docência, e jornalista sem trabalho no momento.

O questionário da pesquisa será aberto nesta segunda-feira (16) e o link para responder estará disponível nos canais oficiais do projeto e também de seus parceiros. A participação é gratuita e anônima. Para saber mais, acesse: https://perfildojornalista.ufsc.br/ .

Sobre o Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

O projeto envolve pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras e é uma realização da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). O professor do PósCom (UFES) Rafael Paes Henriques é um dos seis integrantes do Comitê de Pesquisa. Os Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são responsáveis pela organização da pesquisa, que está sendo executada pelo Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).