Gabriela Alves e estudantes lançam filme sobre refugiados nesta quinta, 9

Com a direção da professora do Departamento de Comunicação Social (DepCom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PósCom-Ufes) Gabriela Alves e da ex-estudante do curso de Cinema e Audiovisual Shay Peled, será lançado nesta quinta-feira, 9 de maio, o documentário Refúgio, que tem como tema os processos de mobilidade envolvendo migrantes e refugiados no Espírito Santo.

O filme tem duração de 20 minutos e foi produzido por estudantes, profissionais recém-formados, professores e pesquisadores da Ufes. A iniciativa nasceu da preocupação com o crescente discurso de ódio em relação aos migrantes recém-chegados ao Brasil. A ideia original foi dos estudantes William Loyola (Cinema e Audiovisual) e Hilquias Crispin (Direito), que a apresentaram ao Núcleo de Estrangeiros, Migrantes e Refugiados da Universidade. Os professores Gabriela Alves (Cinema) e Marcus Neves (Música) foram os orientadores e o projeto ainda contou com o apoio da coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Brunela Vincenzi (Direito).

Refúgio trata da riqueza e da resistência das culturas de migrantes que vivem no Brasil, de forma a contribuir para a visibilidade e a integração dessas famílias. A obra acompanha o cotidiano de cinco personagens vindos da Síria, Líbia, Iraque e Madagascar.

Após a pré-estreia no Cine Metrópolis, nesta quinta-feira, às 20 horas, Refúgio terá sua estreia oficial no XIX Encontros de Cinema de Viana, em Portugal, no dia 11 de maio.

Com informações da Secretaria de Comuncação/Ufes.