Defesa de Dissertação

Mestranda: Mariana Mauro Preti
Título: Percepção do Consumo de Conteúdos de Stories do Instagram e do TikTok por Mulheres Adolescentes

Data: 02/09/2025
Horário: 10h

Sala: Sala 03 e virtual
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Banca Examinadora: 
Orientadora: Profa. Dra. Daniela Zanetti (PÓSCOM/UFES)
Membro interno: Prof. Dr. Guillermo Néstor Mastrini (PÓSCOM/UFES)
Membra externa: Profa. Dra. Leonor Graciela Natansohn (UFBA)

Linha de pesquisa: Comunicação e Poder

Resumo: Este estudo de recepção propõe os stories do Instagram e TikTok como um gênero híbrido entre audiovisual e algoritmos, pesquisando sua percepção e consumo por mulheres adolescentes de escolas públicas de Vitória, capital do Espírito Santo. O objetivo é investigar a recepção de conteúdos do formato stories por parte de adolescentes mulheres para entender como se configura este consumo e quais são as percepções das respondentes acerca delas. A metodologia quali-quantitativa envolveu pesquisa bibliográfica, estudo de recepção por meio da coleta de dados por surveys, além da aplicação do método Delphi. Para a análise, empregou-se a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1961), bem como conceitos de mapas cartográficos de Martín-Barbero (2004), acrescidos de apreciações de especialistas sobre os principais eixos de respostas obtidas. Conclui-se que este consumo 1) se dá de forma majoritariamente passiva, com uma pseudo apropriação das usuárias em territórios digitais dominados por grandes empresas de tecnologia sem regulamentação adequada; 2) é condicionado por padrões de mercado orientados por algoritmos secretos e por uma publicidade autorregulatória; 3) é orientado ao lucro em toda a sua cadeia produtiva, dos influenciadores e anunciantes aos donos das plataformas digitais, à despeito dos prejuízos que possa causar nos consumidores (usuários), inclusive em sua saúde. A percepção das adolescentes sobre os conteúdos dos stories se dá a partir de representações sociais que podem 1) ter impactos nocivos em seu desenvolvimento, afetando sua saúde, autoestima, sociabilidade, independência, seu senso crítico, seus valores e seus relacionamentos; 2) reforçar a criação de hiper-realidades, em que a diferença entre a realidade e sua representação se perde. Por fim, propõe-se a ideia de “domesticação algorítmica”, por meio da qual as plataformas digitais condicionam seus usuários às visões gerais dominantes.

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