Defesa de dissertação
Mestrando(a): Priscilla Schimitt Huapaya
Título: “CONFLITOS, ALTERIDADES E TERRITORIALIDADES NO CINEMA DE KLEBER MENDONÇA FILHO”.
Data: 22/03/2024
Horário: 15h
Sala: sala 03
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Daniela Zanetti (PÓSCOM/UFES)
Prof. Dr. Pedro Marra (PÓSCOM/UFES)
Profa. Dra. Maria Ines Dieuzeide Santos Souza (ICA/UFC)
Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais.
Resumo:
Esta pesquisa busca entender as tensões, conflitos e diálogos com a alteridade e
territorialidade na cinematografia do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho,
especificamente em seus três últimos longas-metragens de ficção O som ao redor
(2012), Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Os discursos, presentes em suas múltiplas
formas no cinema do diretor, se utilizam de um tema comum em seus filmes: a
questão da violência cotidiana e do conflito de classes, que se dá de formas distintas
em aspectos profundos que acabam emergindo da tela para refletir o território e
relações de classe e poder no Brasil. As obras de Kleber Mendonça Filho abordam
inúmeros aspectos e trazem reflexões acerca das territorialidades, seja em sua
dimensão física ou simbólica, problematizando em suas narrativas fílmicas os espaços
de disputas na cidade e no campo, abordando questões como especulação imobiliária,
gentrificação, grilagem, mas, também, por outro lado, machismo, misoginia e outras
formas de colonialismo e dominação. Tendo como corpus de investigação as três
obras citadas, este trabalho tem como objetivo identificar o modo como as
territorialidades são estabelecidas em cada um dos espaços diegéticos apresentados
nesses longas-metragens. Para tanto, usaremos de um método de análise fílmica que
prioriza a caracterização do espaço-tempo e da ação dos personagens sobre os
territórios.