Discursos conectados e políticas do contágio

Resumo: O presente estudo versa sobre as formas de produção da comunicação num mundo em que a midiatização da vida cotidiana se torna mais acentuada, aumenta a dependência em relação aos dispositivos tecnológicos, e em que as estratégias discursivas acionadas para a obtenção de hegemonia se adaptam a um sistema de comunicação que apela mais fortemente aos afetos. Trabalhando com a premissa de que os sistemas de comunicação têm papel determinante na constituição dos processos de subjetivação social e das decisões políticas, e que o contágio não é apenas um fenômeno microbiológico, mas também social, por meio de comportamentos, da linguagem e do ecossistema midiático predominante.
Desse modo, propomos pesquisar as formas, as estratégias e a estética dos discursos acionados nas plataformas de redes sociais na internet, mobilizando e administrando os afetos, com impactos na esfera pública e nos processos de decisão política e institucional. Também estão no arco de questões a serem tratadas a agregação e mobilização em torno de proposições que disseminam visões alternativas desprovidas de lastro no mundo empírico, meias verdades ou mentiras, incrementando a desinformação e o obscurantismo.
Adotamos uma perspectiva multimetodológica, com ênfase teórica na análise do discurso, precedida por coleta de dados em redes sociais na internet e tratamento estatístico e lexicométrico, pois trata-se de analisar grandes volumes de dados discursivos, que demandam o auxílio de métodos digitais e softwares ou scripts especializados.
Por abordar um universo dinâmico, nossa estratégia de pesquisa consiste num acompanhamento cotidiano para seleção de temas que emergem na esfera pública das redes digitais, que são analisados à medida que evoluem. Entre os temas, elegemos desde já a pandemia de covid-19, que se encontra em acompanhamento e análise desde o ano de 2020 e temas ambientais, a exemplo das queimadas na Amazônia e no Pantanal, que também estão sendo acompanhados desde o ano de 2019. Outros assuntos que podem emergir serão devidamente monitorados, por meio de buscadores automatizados que recuperam as trocas comunicacionais em rede, que consiste no material primário a ser estudado. A análise pontual de cada tema e a análise comparativa do conjunto de temas proporcionam uma compreensão mais alargada das dinâmicas discursivas nas redes sociais.

Data de início: 31/07/2021
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RUTH DE CÁSSIA DOS REIS
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910