Metodologia de Pesquisa em Comunicação
Código: PGCT2008
Curso: Mestrado em Comunicação e Territorialidades
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: O conhecimento científico. Tendências da pesquisa em Comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. A escolha do tema, a construção do objeto e o recorte temático. A formulação de questões, proposições e hipóteses. Revisão de literatura. A pesquisa empírica e a qualitativa. Procedimentos metodológicos. A relação teoria e metodologia.
Bibliografia: BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BOOTH W. C; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGER, A.A. Media and communication research. London: Sage, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
HANSEN, A. at al. Mass communication research methods. New York: NYU, 1998.
LOPES, M. I. V. de. A pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1998.
LOPES, M. I. V. de (Org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
MARTIN-BARBERO, J. Oficio do cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.
MORIN, Edgar. O método - 6 vols. Porto Alegre: Sulina, 2005.
OROZCO GOMES, G. La investigación de la comunicación dentro y fuera de América Latina. La Plata: EPC, 1997.
SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SILVERSTONE, R. Por que estudar mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
THOMPSON, J.B. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.
VOLPATO, Gilson Luiz. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing, 2011.