SEMPRE TIVE O MESMO ROSTO, A MODA QUE MUDOU DE GOSTO: A PUBLICIDADE DE AFROEMPREENDIMENTOS DE MODA NO INSTAGRAM
Nome: WANDER SALGADO MACEDO JUNIOR
Data de publicação: 18/08/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
VALDENISE LEZIÉR MARTYNIUK | Examinador Externo |
LIVIA SILVA DE SOUZA | Examinador Interno |
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA | Presidente |
Resumo: A pesquisa aborda a influência do Instagram na sociedade contemporânea,
explora de forma mais aprofundada seu papel como uma ferramenta poderosa
de questionamento, posicionamento e promoção de marcas de moda. O estudo
analisa o impacto do empreendedorismo digital e dos influenciadores na
consolidação do marketing digital, investigando como esses elementos têm
moldado as práticas de consumo e as relações de poder na indústria da moda.
Um dos pontos centrais da pesquisa é a construção da imagem do consumidor
e como as postagens no Instagram influenciam seu comportamento de consumo,
assim como a formação de identidades e comunidades online. É dada uma
ênfase especial ao afroempreendedorismo, à desconstrução de estereótipos
raciais e à valorização da diversidade na moda, reconhecendo a importância de
criar um espaço inclusivo e representativo para pessoas negras na indústria. Ao
longo da pesquisa, é ressaltado o potencial do Instagram para impulsionar o
crescimento dos afroempreendimentos, permitindo uma moda mais inclusiva e
representativa, ao mesmo tempo em que desafia normas estabelecidas e abre
espaço para diferentes vozes e narrativas. É discutido o tema do racismo na
publicidade, ao analisar a evolução da representação racial ao longo do tempo
e ao enfatizar a importância do afroempreendedorismo como uma fonte de renda
e catalizador para a restituição da dignidade do sujeito negro, tanto
midiaticamente como financeiramente. A pesquisa também investiga a relação
entre moda, redes sociais digitais e consumidores, explorando conceitos como
territorialidade e infoterritorialidade para compreender como o Instagram se
tornou um espaço de fluxos e relações territoriais, que permite interações entre
usuários e marcas. É analisada a transformação da comunicação e da sociedade
no mundo digital, bem como a importância de construir uma imagem de marca
consistente e autêntica. Por fim, é realizada uma análise das campanhas da
marca LAB, destacando sua abordagem inovadora e progressista. As
campanhas da LAB promovem excelência, inclusão e diversidade, rompendo
estereótipos e transmitindo mensagens de superação e empoderamento.
Através da representatividade de modelos negros, curvilíneos e da inclusão de
artistas e pessoas beneficiadas por projetos sociais, a marca busca romper com
os padrões tradicionais da indústria e construir uma sociedade mais inclusiva,
valorizando a diversidade em todas as suas formas. Essas campanhas
exemplificam o impacto positivo que a indústria da moda pode ter ao oferecer
espaço e visibilidade para todos, contribuindo para a construção de uma
sociedade mais igualitária e representativa.
PALAVRAS-CHAVE: PUBLICIDADE ANTIRRACISTA; INSTAGRAM; NEGRO;
AFROEMPREENDEDORISMO; INFOTERRITORIALIDADE