VIDA SAUDÁVEL E CIBERTERRITÓRIO:
OS DISCURSOS CONSTRUÍDOS POR MÉDICOS NO INSTAGRAM

Nome: LUNÉLIA AMARAL LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Orientador
MARIA NAZARETH BIS PIROLA Examinador Interno
WILSON COUTO BORGES Examinador Externo

Resumo: A presença de médicos no ciberterritório levanta discussões envolvendo a área da saúde e da comunicação, que se evidenciaram ainda mais com a pandemia da Covid 19. Nesse cenário, o estudo visa analisar os discursos sobre vida saudável construídos por médicos influentes no Instagram. Para isso, foi elaborada uma revisão de literatura e levantadas reflexões sobre a área da comunicação e saúde, com as pesquisadoras Inesita Soares de Araújo (2007) e Janine Miranda Cardoso (2007), além das definições de promoção da saúde, vistas nos estudos de Dina Czeresnia (2003), e das abordagens de Bauman (2001) sobre cuidado com saúde. Os conceitos de multiterritórios e multiterritorialidades são baseados em autores como Saquet (2015) e Haesbaert (2011), conectados às concepções de Raquel Recuero (2014)
acerca das mídias sociais digitais. O estudo constitui uma pesquisa descritiva,
explicativa e bibliográfica e envolve análise documental, considerando as publicações no Instagram como documento de coleta. Quanto à natureza dos dados, trata-se de pesquisa qualitativa e recorre à perspectiva teórico-metodológica da semiótica discursiva e da semiótica plástica, a partir dos autores José Luiz Fiorin (2011), Diana Barros (2005) e Ana Claudia Oliveira (2004), para analisar tais discursos. O corpus é composto por stories publicados no perfil do Instagram do médico Mohamad Barakat.
Diante das análises, conclui-se que a construção do discurso de vida saudável é recoberta por temas como rotina, estilo de vida, comportamento, aconselhamento e autocuidado, figuratizados por elementos de comprovação expostos pelo médico, como os alimentares, e reforçados pelo arranjo expressivo, inserido em um ciberterritório cuja presença do médico é marcada por informalidade, intimidade e proximidade. Palavras chaves: Vida saudável. Ciberterritório. Médicos. Mídias Sociais. Semiótica.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910