Comunicação, consumo e cidade: os discursos de um shopping center

Nome: GLAUBER PINHEIRO ROCHA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA Orientador
MARIA NAZARETH BIS PIROLA Examinador Interno
VALDENISE LEZIÉR MARTYNIUK Examinador Externo

Resumo: Estabelecimento comercial tão familiar do espaço citadino, o shopping center se apresenta como locus privilegiado para a compreensão da comunicação e do
consumo na atualidade. Nele, tais fenômenos se manifestam de maneira
indissociável e estão diretamente vinculados à produção de discursos. Marcado por constantes transformações, esse tipo de empreendimento se torna complexo, também, na medida em que deixa entrever a ligação que estabelece com a cidade. Diante desses aspectos, esta pesquisa toma como objeto de estudo o primeiro grande shopping center da capital do Espírito Santo, o Shopping Vitória, e busca investigar quais e como são construídos os seus discursos. Visa verificar, ainda, como a cidade, especialmente Vitória, é instaurada nessa manifestação discursiva. Para isso, fundamenta-se em um quadro teórico que conta com as obras de autores como: Sarlo, Pintaudi e Padilha para compreender a realidade dos shopping centers; Baccega, Douglas, Canclini e Bauman para tratar das práticas de consumo; Covaleski, Casaqui e Trindade para pensar a publicidade; Carlos, Lefebvre e Benjamin para refletir sobre cidade. Dialoga também com estudiosos que discutem os conceitos de território e territorialidade, como Saquet, Sack e Haesbaert. A pesquisa qualitativa utiliza a semiótica como aporte teórico-metodológico, recorrendo
às contribuições de Oliveira, Bertrand, Barros, Fiorin e outros. O estudo possui
caráter descritivo e explicativo e, no que se refere a sua pesquisa de campo, recorre à técnica da observação em áreas do shopping center estudado, bem como ao registro fotográfico. Seu corpus é constituído pelo logotipo e pela localização do Shopping Vitória e algumas partes do empreendimento, como a fachada, a Praça Central, o Gourmet Place, uma cafeteria, uma loja de chá e o estacionamento. Com as análises realizadas, conclui-se que, em seus discursos, o estabelecimento: apresenta-se como um oásis para a cidade; instaura de maneira recorrente conteúdos como variedade, diversão e bom gosto; figurativiza elementos definidores da cidade; incorpora valores próprios dos espaços urbanos contemporâneos; e recupera não só aspectos de Vitória, mas também o estilo de vida de parte de seus habitantes.

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