As novas estratégias em rede da direita no Brasil: um estudo sobre o grupo MBL - Movimento Brasil Livre

Nome: ALLAN CANCIAN MARQUEZ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO LUIZ MALINI DE LIMA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO GOMES GOVEIA Examinador Interno
FABIO LUIZ MALINI DE LIMA Orientador
IVANA BENTES OLIVEIRA Examinador Externo
RUTH DE CÁSSIA DOS REIS Suplente Interno

Resumo: A popularização da direita é um fenômeno recente no Brasil, sendo um importante movimento em curso desde 2014, quando ocorreram as primeiras manifestações antipetistas no país. Emergiu neste contexto grupos que reivindicavam o impeachment de Dilma Rousseff – como o Movimento Brasil Livre (MBL) – utilizando das redes sociais para alcançar cada vez mais pessoas insatisfeitas com o momento do país. O MBL é um dos efeitos imediatos dos resultados da eleição altamente polarizadas de 2014, sendo o ator do campo da nova direita brasileira que mais gerou e ainda gera discussões e controvérsias em rede. Para averiguar se nossa pergunta de pesquisa mostra-se verdadeira – a de que as métricas por nós empregadas neste trabalho para analisar os dados referentes as publicações da página do Facebook do Movimento Brasil Livre, no período de março de 2015 a agosto de 2016, teriam possibilitado apontar que posts com temáticas sobre antipetismo e outras relacionadas ao impeachment de Dilma Rousseff ganharam maior
repercussão e aceitação perante sua audiência –, além de teorizar sobre as redes e interconexões digitais, a desterritorialização e os territórios-rede, bem como o Big Data e a Ciência de Dados para a pesquisa social em política, esmiuçaremos um pouco sobre a direita tradicional e sua versão “remodelada” e que necessita da interconectividade da Internet para se perpetuar e gerar audiência. Essa guinada à direita no Brasil foi possível, como veremos no decorrer desta dissertação, graças a diversos fatores, incluindo uma
oposição fortemente organizada com o intuito de acabar com o governo petista, utilizando de agendas como o fim da corrupção e em favor de uma renovação política para legitimarem seus atos, o que levou à queda da presidente em agosto de 2016 – sua principal vitória. Embora entendemos que o fenômeno da nova direita não é um evento isoladamente brasileiro e que não descartamos a abrangência desse fato e de suas características a nível mundial, nos delimitamos a debruçar sua compreensão e análise
“apenas” ao caso do ponto de vista do Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Movimento Brasil Livre; nova direita; big data; redes sociais; métodos digitais.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910