Colaboração e Apropriação Mercadológica em Financiamentos Coletivos
Nome: SIDNEY SPACINI PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/03/2018
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
CARLOS PERNISA JÚNIOR | Examinador Externo |
DANIELA ZANETTI | Examinador Interno |
GABRIEL MENOTTI MIGLIO PINTO GONRING | Orientador |
Resumo: O trabalho que aqui exponho tem como objetivo explorar os mecanismos de financiamentos coletivos - crowdfundings no original em inglês - com um foco especial no discurso da colaboração adotado pelos proponentes e instituições que fazem uso desse tipo de financiamento. Partindo da definição de colaboração (HEINRICH et HEINRICH, 2007), passo a analisar as possíveis implicações do uso desse conceito como elemento discursivo aliado à prática do consumo, por meio da subversão dos elementos do cotidiano no capitalismo tardio (CRARY, 2014), sobretudo pelos mecanismos de posse psicológica
(PIERCE, 2011) e pelo consumo de narrativas. A seguir, me concentrarei em entender como essa lógica parece ser subvertida em casos que escapam à apropriação mercadológica, trazendo novamente a colaboração à tona nos fenômenos de crowdfunding.