Comunicação e Poder

Área de concentração: Ciências Sociais Aplicadas
Descrição: Pesquisa as contradições e conflitualidades presentes em produtos culturais midiatizados, explorando seus efeitos sociais em dimensões territoriais. Analisa as relações de poder estabelecidas em fenômenos comunicacionais que incidem na estruturação de formas de consciência, percepção, memória, ideologias e resistências. O objetivo é investigar as configurações e mutações das mídias e suas manifestações no contexto da globalização das comunicações. Estuda tecnologias, discursos, conversações, imagens e opinião pública em redes e mídias sociais de internet e os respectivos impactos provocados nas instâncias de poder e contrapoder, que alteram diferentes territorialidades. Investiga também o jornalismo como forma de conhecimento, buscando compreender criticamente seu papel na contemporaneidade.
Projetos:

Abreviação Títuloordem decrescente Data de início Prazo (meses)
Análise de discurso em redes sociais na internet, desafios teórico-metodológicos 03/08/2015 24
Análise e interpretação de grandes volumes de imagens nas mobilizações derivadas das redes sociais digitais 01/08/2015 24
A objetividade do jornalismo 01/08/2018 24
A objetividade do jornalismo: conceituações e entendimentos 01/08/2016 24
A Opinião e a Rede - dinâmica e processos no Facebook 06/01/2014 12
a rede, O jornalismo e a produção da verdade: transformações do jornalismo contemporâneo 01/08/2016 24
Comunicação, ideologia e política na cultura contemporânea: o documentarismo como prática política. Análise fílmica de 5 documentários políticos portugueses contemporâneos. 31/05/2018 12
Desiguais e conectados: narrativas audiovisuais da América Latina na interface TV e Web 01/08/2015 36
Jorn&DHs (Des)Respeito e promoção dos direitos humanos no/pelo jornalismo 01/05/2018 36
“Educação Global: relatório de inteligência de mídia social” 27/03/2017 6
Estudos de discurso e narrativas nos processos de comunicação contemporâneos 01/03/2018 24
Jornalismo, trabalho e práxis noticiosa 20/05/2020 36
MHPA Memória, história e produção audiovisual 01/08/2014 24
MODELOS METODOLÓGICOS PARA ESTUDO DE DISCURSO E NARRATIVAS EM PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEOS NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA 01/03/2019 24
Mutações IndCultMid Mutações das lógicas e estratégias nas indústrias culturais e midiáticas 14/11/2017 36
O campo audiovisual e a interface com as novas mídias 01/08/2014 12
Ontojor Ontologia do jornalismo: trabalho, hegemonia e produção de sentido 02/05/2018 24
Poder, manifestações sociais e imagens: investigação do ativismo nas redes sociais digitais a partir de narrativas imagéticas 25/10/2016 24
Práticas de projeção: dinâmicas de exibição e novos formatos de imagem 01/08/2013 48
Publi e cidade. A trama publicitária em circulação na cidade 09/05/2016 41

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910