Seleção PósCom 2019: Resultado preliminar das provas
O PósCom-Ufes torna público o resultado preliminar da avaliação das provas escrita de conhecimento específico do processo seletivo para ingresso de alunos regulares na turma 2019/1.
Segue abeixo e em anexo a tabela com as notas e as chaves de respostas de cada questão.
EDITAL 03/2018 – Divulgação premilinar do resultado da PROVA ESCRITA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO dos candidatos no processo seletivo para ingresso de alunos regulares turma 2019
Número de inscrição |
Nota |
Situação |
01 |
9,5 |
CLASSIFICADO |
02 |
7,7 |
CLASSIFICADO |
03 |
8,3 |
CLASSIFICADO |
04 |
2,2 |
NÃO CLASSIFICADO |
05 |
4,5 |
NÃO CLASSIFICADO |
08 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
09 |
8,3 |
CLASSIFICADO |
13 |
0,0 |
NÃO CLASSIFICADO |
14 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
15 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
19 |
6,0 |
NÃO CLASSIFICADO |
20 |
7,4 |
CLASSIFICADO |
21 |
8,9 |
CLASSIFICADO |
22 |
8,9 |
CLASSIFICADO |
24 |
9,0 |
CLASSIFICADO |
26 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
27 |
5,9 |
NÃO CLASSIFICADO |
28 |
8,5 |
CLASSIFICADO |
30 |
4,4 |
NÃO CLASSIFICADO |
32 |
3,9 |
NÃO CLASSIFICADO |
34 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
35 |
8,6 |
CLASSIFICADO |
38 |
3,0 |
NÃO CLASSIFICADO |
39 |
5,4 |
NÃO CLASSIFICADO |
40 |
5,7 |
NÃO CLASSIFICADO |
41 |
AUSENTE |
NÃO CLASSIFICADO |
42 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
46 |
3,6 |
NÃO CLASSIFICADO |
47 |
7,8 |
CLASSIFICADO |
48 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
49 |
7,0 |
CLASSIFICADO |
50 |
7,7 |
CLASSIFICADO |
53 |
9,1 |
CLASSIFICADO |
CHAVE DE RESPOSTA DA QUESTÃO GERAL
A resposta do(a) candidato(a) deve se reportar aos aspectos enumerados abaixo.
1. Aspectos formais:
PONTUAÇÃO TOTAL: 1,0 ponto
a) correção gramatical e ortográfica.
2. Aspectos de conteúdo:
PONTUAÇÃO TOTAL: 4,0 pontos
b) Domínio da bibliografia indicada no Edital; síntese e articulação dos referenciais teóricos; capacidade de interpretação; clareza e coerência da argumentação.
A partir de Saquet, o texto deve trazer a discussão das territorialidades em sua complexidade, como relações sociais, identidades, diferenças, redes, malhas, desigualdades; como usos do espaço, concreta e simbolicamente; como comportamentos, objetivos, desejos e necessidades; como práticas espacio-temporais. Esse amplo entendimento das territorialidades possibilita aproximações com as teorias da comunicação, suas correntes mais expressivas e os diferentes autores mencionados na obra de Armand e Michèle Mattelart. É necessário, também, discorrer sobre a territorialidade como determinante e resultado do processo de produção de cada território. Com base em Saquet, deve-se apresentar a caracterização do território como resultado e condição dos processos sociais, espaciais, ambientais e de desenvolvimento. A partir de Haesbaert, o conceito de território pode ser explorado a partir das vertentes política, cultural, econômica e naturalista; do binômio materialismo-idealismo e do binômio espaço-tempo; como campo de forças; a partir de uma leitura integradora, que leva ao debate do territórios-zona e dos territórios-rede e, assim, tem-se caminhos para discutir a interface com a comunicação. O território, por ser relacional, é também movimento, fluidez e, nesse sentido, é possível, com base em Haesbaert, discorrer sobre temporalidade. Tendo como referencial Saquet, as temporalidades podem ser debatidas como ritmos, desigualdades econômicas, diferentes objetivações cotidianas e percepções dos processos e dos fenômenos. As discussões sobre temporalidades são um caminho para refletir sobre o movimento contínuo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização e, mais uma vez, pode-se estabelecer conexão com a noção de comunicação.
CHAVE DE RESPOSTA DA QUESTÃO RELACIONADA À LINHA DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E PODER
A resposta do(a) candidato(a) deve se reportar aos aspectos enumerados abaixo.
1. Aspectos formais:
PONTUAÇÃO TOTAL: 1,0 ponto
a) correção gramatical e ortográfica.
2. Aspectos de conteúdo:
PONTUAÇÃO TOTAL: 4,0 pontos
b) Domínio da bibliografia indicada no Edital; síntese e articulação dos referenciais teóricos; capacidade de interpretação; clareza e coerência da argumentação.
O texto deve elencar características do sistema digital e das redes (com base em Castells e Moraes) demonstrando como essa nova configuração da comunicação envolve a sociedade e delimita o ecossistema em que o poder se manifesta na contemporaneidade. A conceitualização do poder pode seguir tanto a base foucaultiana, que amplia o escopo da problemática na sociabilidade humana, quanto percorrer uma linha mais norteada pelas atividades das instituições políticas e econômicas. A descrição dos agentes de poder nas redes digitais, desta feita, exige uma leitura crítica dos conglomerados privados que agem nelas (organizando até mesmo suas lógicas e gramáticas) e, com base em Ramonet, Moraes e Serrano, a relação existente entre a comunicação e o neoliberalismo. Esse contexto pode ser desenhado pela problematização da globalização econômica e cultural e as relações, tensões, conflitos e contradições sociais que ganham novos contornos nesse novo paradigma comunicacional. São valorizados o uso de exemplos atuais sobre a temática e também a capacidade crítica de problematizar as contradições do sistema midiático.
CHAVE DE RESPOSTA DA QUESTÃO RELACIONADA À LINHA DE PESQUISA ESTÉTICAS E LINGUAGENS COMUNICACIONAIS
A resposta do(a) candidato(a) deve se reportar aos aspectos enumerados abaixo.
1. Aspectos formais:
PONTUAÇÃO TOTAL: 1,0 ponto
a) correção gramatical e ortográfica.
2. Aspectos de conteúdo:
PONTUAÇÃO TOTAL: 4,0 pontos
b) Domínio da bibliografia indicada no Edital; síntese e articulação dos referenciais teóricos; capacidade de interpretação; clareza e coerência da argumentação.
Texto analítico com o estabelecimento de relações entre o pensamento de Douglas Kellner e Walter Benjamin, articulando os conceitos de “cultura da mídia” e “aura”, propostos pelos autores, no campo comunicacional, com ênfase no recorte das estéticas e linguagens.
Especificamente sobre o conceito de cultura da mídia e as contribuições para a linha de pesquisa “Estéticas e Linguagens Comunicacionais”: os candidatos devem compreender a imbricação entre mídia, cultura e consumo proposta por Kellner, a partir de algumas das questões que regem a especificidade da cultura das mídias, como, por exemplo, a espetacularização, a valorização da visualidade, a estetização do cotidiano na pós-modernidade, entre outras; atentar para a lógica de dominação que a mídia exerce na cultura contemporânea, levando em consideração os circuitos de produção, distribuição e recepção que compõem a indústria cultural; explorar, nesse contexto, as possibilidades da abordagem multiperspectívica proposta por Kellner, articulando os estudos culturais à teoria crítica; compreender como a multiplicidade de tal abordagem permite uma leitura crítica mais potente e multicultural de imagens, textos midiáticos e produtos culturais em geral; associar tais ferramentas à análise das estéticas e linguagens comunicacionais, sendo desejável o uso de algum exemplo que mostre a viabilidade dessa aplicação.
Especificamente sobre o conceito de aura e as contribuições para a linha de pesquisa “Estéticas e Linguagens Comunicacionais”: os candidatos devem discutir o conceito de aura proposto por Benjamin e suas reconfigurações dentro do contexto da modernidade/contemporaneidade, em especial da reprodutibilidade técnica dos produtos culturais e comunicacionais; atentar para algumas das especificidades do conceito, como, por exemplo, a tensão entre valor de culto e valor de obra, a noção de experiência, os desdobramentos da perda da aura na experiência estética, a dimensão midiática que se constitui das tecnologias modernas de reprodutibilidade, entre outros; associar tais categorias à análise das estéticas e linguagens comunicacionais, sendo desejável o uso de algum exemplo que mostre a viabilidade dessa aplicação.
Vitória, 23 de novembro de 2018.
Comissão de Seleção:
Profª. Dra. Flávia Mayer dos Santos Souza (Presidente)
Prof. Dr. Erly Milton Vieira Júnior
Prof. Dr. Rafael Bellan Rodrigues de Souza
Prof. Dr. Victor Israel Gentilli