Vagas de matrícula na disciplina "Teorias do Jornalismo" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe oferecerá, neste segundo semestre de 2021, a disciplina Teorias do Jornalismo com possibilidade de matrícula a discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras instituições. A disciplina terá, como recorte temático, “Fundamentos do jornalismo nas teorias da democracia”, a ser ministrada pelos docentes Carlos Eduardo Franciscato (PPGCOM/UFS) e Messiluce da Rocha Hansen (PPGCI/UFS) entre 23 de agosto a 6 de dezembro de 2021, às segundas-feiras, das 15h às 19h, de forma remota.

O programa da disciplina procurará atender aos seguintes tópicos:
– Temas fundamentais para a compreensão do jornalismo nas sociedades democráticas: a formação do jornalismo no Estado moderno; princípios das teorias da democracia; modelos normativos de democracia; o papel do jornalismo nas teorias da democracia; informação, espaço público e esfera pública.

- Conceitos e problemas centrais do jornalismo nas teorias da democracia: modelos de jornalismo nas sociedades democráticas; o jornalismo como instituição social e mediação social; a teoria da responsabilidade social; a factualidade jornalística como fonte de debate e deliberação pública; a verdade jornalística como conhecimento público do mundo social; e valores institucionais do jornalismo nas sociedades democráticas (pluralidade, imparcialidade, independência editorial, transparência e liberdade de expressão e de informação).

- Problemas contemporâneos nas relações entre jornalismo e democracia: a aplicação de modelos de estudo do jornalismo na cobertura da política; autoritarismo e populismo; construção da cidadania; transformações do espaço público com plataformas digitais e datificação; e desordem informacional e desinformação.

A solicitação de matrícula está disponível para alunos externos entre os dias 26 a 30 de julho. Os interessados devem enviar a documentação para o e-mail ppgcomufs [at] academico.ufs.br.

Detalhes sobre os procedimentos de matrícula estão no link abaixo: