Ufes tem participação intensa no Congresso da SBPJor

Este ano, alunos e professores de graduação e pós-graduação terão uma intensa participação no XVI Encontro da SBPJor.

Os alunos de graduação Eduarda Mathias Moro e Vitor Guerra Silva apresentarão, respectivamente, os trabalhos “Enquadramento do debate argentino sobre aborto voluntário no jornal digital da Folha de S. Paulo” e “O trabalho dos jornalistas de A Tribuna: impactos da precarização profissional na redação do impresso capixaba” no Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor).

Nas sessão de comunicações livres, os pesquisadores Alice Barcellos e José Edgard Rebouças apresentam o estudo intitulado “Análise dos telejornais capixabas: A ausência das juventudes múltiplas” e a mestranda Mayra Belem Tavares de Brito, orientada pelo prof. Rafael Paes farão a exposição do texto “Disputa no território: uma análise discursiva sobre o jornal A Gazeta no planejamento do Parque Tecnológico de Vitória”.

E quatro trabalhos serão apresentados em sessões coordenadas. Na sessão intitulada “Fundamentos Teóricos do Jornalismo: Crise, estratégias de enfrentamento e epistemologia”, os docentes Rafael Bellan Rodrigues de Souza e Rafael Paes Henriques debaterão com colegas os trabalhos intitulados, respectivamente “Jornalismo em tempos de desmanche: elementos dominantes, residuais e emergentes” e “O jornalismo declaratório e a objetividade jornalística”.

E a Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi) emplacou duas sessões coordenadas, ambas com trabalhos de mestrandos e docentes da Ufes. Na sessão “Jornalismo, democracia, transparência e acesso à informação”, a mestranda Thalita Mascarelo da Silva, orientanda de Victor Gentilli exporá seu trabalho intitulado “Atos de jornalismo e news promoters na pandemia da covid-19: as finalidades jornalísticas” e a mestranda Lais de Melo Rocio estará na sessão “Jornalismo, Violência contra profissionais, Responsabilidade Social e Media Accountability” com o trabalho realizado em coautoria com o docente Victor Gentilli intitulado “Responsabilidade social e violência contra mulheres: o caso Sandra Gomide 20 anos depois”.