DEPCOM e Centro de Artes/UFES realiza encontro com a SECULT/ES

Na próxima quinta-feira, dia 01/06, às 19h, ocorrerá no Auditório do Centro de Artes um encontro promovido pelo Prof. Dr. Arthur Fiel, do DEPCOM/UFES, com a Secretaria do Estado de Cultura do Espírito Santo (SECULT/ES). O tema do encontro será “Políticas Públicas para o Audiovisual e Cultura”. A SECULT/ES será representada pela Subsecretaria de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas.

O foco do encontro é possibilitar à comunidade universitária e também extra universitária, uma conversa mais aprofundada sobre as políticas públicas desenvolvidas no Estado do Espírito Santo para o campo do Audiovisual e da Cultura, de modo geral. Ainda salientamos a importância de um encontro como este, num momento tão importante para o setor cultural de nosso país, com a reestruturação do Ministério da Cultura e, em especial, com a implementação da Lei Paulo Gustavo, que é um marco no setor cultural. Trata-se do maior fomento direto já alocado para o setor cultural em nosso país. Apesar da LPG, em si, privilegiar o setor do cinema e audiovisual, ele não será o único a ser atendido por esse mecanismo de incentivo. Dos 3.8 bilhões de reais a ser aportado no setor cultural pela LPG, 2.7 bilhões serão destinados ao setor audiovisual e o restante, cerca de 1,065 bilhões, deverão atender os demais seguimentos da cultura.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) ainda tem uma outra especificidade que é a divisão do recurso entre Estado e Municípios. No caso do Espírito Santo, a SECULT/ES, enquanto Secretaria de Estado da Cultura, receberá cerca de 40 milhões de reais para os Editais Estaduais, enquanto os municípios inscritos receberão algo em torno de 35 milhões – a ser dividido entre eles levando em consideração, entre outras coisas, o tamanho do município e de sua população.

O Encontro com a Secult é parte integrante do plano de aula da disciplina de Legislação e Ética no Audiovisual, ministrada pelo Prof. Dr. Arthur Fiel, do DepCOM/CAR/UFES. O encontro é aberto ao público mediante inscrição no link: https://forms.gle/48FeFeba3MLHU1qMA