Defesa de dissertação

Mestrando(a):  Alexandre Lemos Junior
Título: TERCEIRIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA: O CASO DOS GOVERNOS DO ESPÍRITO SANTO

Data:  28/04/2023
Horário: 16h

Sala: Google Meet

Banca Examinadora: 
Prof. Dr. José Edgard Rebouças (Orientador- PÓSCOM/UFES)
Prof. Dr. Rafael da Silva Paes Henriques (PÓSCOM/UFES)
Prof. Dr. Juliano Domingues da Silva (PPGIC/UNICAP)

Linha de pesquisa: Comunicação e Poder

Resumo:

O presente estudo enfatiza a comunicação pública e a Economia Política de
Comunicação como referenciais teórico e metodológico para estudar a política de
distribuição de recursos de publicidade e propaganda adotada no Governo do
Estado do Espírito Santo entre 2011 e 2018. A pesquisa elabora um mapeamento
dos veículos de comunicação do Estado, a fim de verificar a proporcionalidade de
veículos que recebem verbas públicas para aprofundar a investigação dos critérios
técnicos da política de distribuição de recursos e traçarmos o perfil das relações
políticas, sociais e econômicas de tais grupos de mídia. Para alcançar os objetivos,
o projeto se fundamenta em pesquisa bibliográfica e pesquisa documental,
configurando-se como um estudo de caráter descritivo. Algumas dificuldades no
levantamento de dados para a construção da pesquisa corroboraram para a urgente
necessidade de estudos sobre o tema. O fatiamento dos dados no site do Governo
do Estado gerou a impossibilidade de cruzá-los, inviabilizando algumas análises.
Porém, essa é uma falha da própria lei que rege a forma como deve ser dada
transparência aos contratos de execução de publicidade. No Espírito Santo, há uma
terceirização da comunicação pública em detrimento do investimento nos meios
próprios de comunicação do Estado, pois observa-se, por parte das duas gestões
analisadas, um privilégio de gastos com esses veículos e um olhar e gastos ínfimos
com os veículos públicos. Uma vez que, ao longo de oito anos, foram gastos com a
mídia privada/comercial o valor de R$ 464,7 milhões; com a RTV-ES R$ 46,2
milhões (10% do valor gasto com os veículos privados/comerciais); e com o Diário
Oficial, R$ 104,6 milhões.

Tags: 
Transparência Pública
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