Cronograma de Etapas e Conteúdo Programático - Edital Nº 145, de 23 de junho de 2023 - Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto

Cronograma de Etapas

Edital Nº 145, de 23 de junho de 2023

Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Dia 25/07 (terça-feira) - 9h - Cemuni V

Sorteio da ordem de apresentação das aulas.

Sorteio de pontos para a aula didática.

Dia 26/07 (quarta-feira) - 9h- Cemuni V

Início das aulas didáticas

Conteúdo Programático

1. Jornalismo na contemporaneidade: os diversos modelos de organização e gestão de produtos jornalísticos; 2. Jornalismo especializado: contextos e técnicas de produção jornalística; 3. Teorias do jornalismo: fundamentos epistemológicos e prática profissional; 4. Valores jornalísticos: objetividade, atualidade, transparência e credibilidade; 5. Fato e acontecimento: linha editorial, noticiabilidade, fontes e disciplina de verificação; 6. Organização do discurso jornalístico: linguageme edição; 7. Gêneros, estilos e formatos de texto: desafios do jornalismo contemporâneo; 8. Jornalismo de dados: coleta, visualização, contextualização e legibilidade de informações; 9. A narrativa jornalística: diferentes gêneros aplicados a diversas mídias; 10. Edição em jornalismo para as diversas mídias: a conexão e articulação entre texto/imagem/suporte.

- Cada aula terá duração de 30 minutos.

- Cada candidato deverá entregar à banca avaliadora um programa de aula, no momento da prova didática.

- Serão avaliados os itens constantes do anexo III da Resolução 41/2011 CEPE/UFES.
- Serão disponibilizados computador com acesso à internet, datashow, sala com quadro branco e marcadores de quadro branco.

Comissão de Inscrições

Vitória (ES), 21 de julho de 2023