Aberta chamada para trabalhos de radioarte para o Festival Irradia

O Festival Irradia está recebendo, até o dia 03 de setembro, obras de radioarte para transmissão em outubro de 2023. As peças sonoras vão compor programação especial veiculada na Rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza-CE, e na Rádio Universitária FM 104,7, em Vitória-ES. A radioarte é uma prática criativa que explora o potencial do rádio como meio para a arte, com ênfase na experimentação.

Em sua primeira edição, o Festival Irradia aceita peças de radioarte, incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, propostas inovadoras para programas de rádio, rádio documentário e rádio drama, e outros experimentos com sons de diversas naturezas. A curadoria do evento é formada por Marina Mapurunga (UFRB), Marco Scarassatti (UFMG), Yuri Bruscky (Uniaeso/PE), Thaís Aragão (UFC) e Pedro Marra (UFES).

O festival busca oferecer ao público a oportunidade de apreciar a produção em arte sonora pensada para transmissão via rádio, apresentando uma diversidade de trabalhos produzidos por artistas de todo o Brasil e também do Exterior. A iniciativa é resultado de parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas emissoras ligadas à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/KQP88tDuxEcywn6t8. Cada participante pode enviar até duas obras de sua autoria (incluindo co-autoria), sendo necessário realizar uma inscrição por obra. Os áudios devem ser enviados em um só arquivo, em alta qualidade (em caso de MP3: 44.1kHz, mínimo de 256kbps). O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido em serviços com WeTransfer, SoundCloud, Google Drive, Dropbox etc.

O anúncio dos trabalhos aceitos será feito até o fim do mês de setembro, por meio do site da Rádio Universitária FM 107,9 e pelo site do Festival Irradia (a ser lançado). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail irradiafestival [at] gmail.com.

Cronograma - Festival Irradia

Lançamento da chamada de trabalhos: 31.07.2023
Encerramento das inscrições: 03.09.2023
Anúncio da seleção: até o fim de setembro de 2023
Festival Irradia: Outubro de 2023

Conheça a curadoria

Marina Mapurunga (Viçosa do Ceará-CE, 1987) é artista sonora, sonidista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual e da arte sonora. É professora de som do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, onde atua nos cursos de graduação em Cinema e Artes Visuais e na pós-graduação em Comunicação. Fundadora e coordenadora do projeto de extensão SONatório e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório – UFRB). Integrante da rede Sonora - Músicas e Feminismos.

Marco Scarassatti é artista sonoro, improvisador, educador e compositor. Desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Atua como professor e pesquisador na área de Composição Musical da Escola de Música da UFMG e é autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva/SESC, 2008).

Yuri Bruscky (Recife/PE, 1985) desenvolve práticas artísticas explorando interseções entre ruído, linguagem, mediações tecnológicas e práticas cotidianas. Coordena o curso de Produção Fonográfica da Uniaeso/PE. Mantém, desde 2010, o selo de música experimental Estranhas Ocupações. É co-criador do ciclo de radioarte Rumor, do festival Muído e do seminário e programa de residências artísticas (Entre) Lugares Sonoros. É co-autor do livro História da Poesia Visual Brasileira (Cepe, 2018).

Thaís Aragão pesquisa som, espaço e mídia, com ênfase em som urbano e gravação de campo. É produtora cultural da UFC, onde desenvolve produções radiofônicas para a Universitária FM 107,9, faz parte da equipe editorial da Revista Mauc (Museu de Arte da UFC) e faz parte do Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas - Giceu (UFC) e do Grupo de Pesquisa Identidade e Território - GPIT (UFRGS).

Pedro Silva Marra trabalha com som e áudio em diferentes mídias e formatos: rádio, som para cinema, produção musical e gravações de campo. É professor do Departamento de Comunicação Social da UFES, onde leciona as disciplinas de som nos cursos de jornalismo e cinema e audiovisual. Coordena o Ateliê de Sonoridades Urbanas e é membro do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias - GEIST.