Estrutura e concentração de mídia no Brasil

Resumo: À medida que a influência do Google cresce, Apple, Facebook, Amazon, Microsoft, Netflix, Baidu, Alibaba e Tencent estão cada vez mais substituindo protocolos comuns e abertos da Internet por seus próprios padrões, uma tendência frequentemente criticada, conhecida como “a plataforma da Internet”. Tais processos resultam na mudança da Internet e da sua governação. Além disso, à medida que as plataformas digitais agregam e distribuem conteúdos culturais e mediáticos, os grupos de comunicação social existentes também se tornam mais dependentes das plataformas, comprometendo a sua própria autonomia em troca de benefícios incertos. Estas mudanças também redefinem as condições que determinam quem pode dizer e fazer o que, a quem e em que termos, quem beneficia do acesso à Internet, da protecção de dados e da privacidade, e quem irá inovar, ter sucesso ou falhar, tudo com profundo impacto na nossa vida quotidiana, na economia, sociedade e democracia.

Ao mesmo tempo que estas tendências alteram as estruturas dos meios de comunicação social, da economia e da sociedade, estima-se que a concentração global da Internet esteja a aumentar. É importante ter dados atualizados sobre esta situação.

O projeto assume como premissa básica que a concentração dos meios de comunicação é importante, mas insiste que a sua escala e tendências devem ser estabelecidas empiricamente.

Data de início: 01/09/2023
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador GUILLERMO NESTOR MASTRINI
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910