Estratégias sensórias e poéticas do corpo nos meios audiovisuais

Resumo: Esta pesquisa continua e amplia as investigações realizadas nos projeto de pesquisa anteriormente desenvolvidos, em torno das relações entre presença corpórea, sensorialidade, afeto e experiência espectatorial no contexto das imagens audiovisuais. Aqui, busca-se compreender de que formas a dimensão sensória/afetiva da experiência audiovisual ressoa junto aos corpos que ela articula (corpos filmados/fotografados, espectatoriais e o próprio corpo fílmico), constituindo uma forma de conexão íntima e sensível com as imagens e sons, capaz de ampliar ou mesmo tensionar as demais esferas (narrativa, discursiva) dessa experiência. O foco deste projeto situa-se na identificação dos “modos de engajamento corpóreos” presentes nas obras audiovisuais – ou seja, estratégias de convocação espectatorial a partir da produção e intercâmbio de sensações e afetos, diretamente impressos na materialidade fílmica – com base em usos específicos (e muitas vezes inovadores) de elementos da linguagem audiovisual e da mise-en-scène. Entre esses modos de engajamento, destacamos as câmeras-corpo, imagens e sons hápticos e a ressonância carnal.
Também lidamos com modos de engajamento ligados aos usos da mise-en-scène e às relações entre corpos e espaços, a partir de categorias como excesso, performance, coreografia e produção de presença.
O foco principal da pesquisa encontra-se na produção audiovisual contemporânea. Uma vertente do projeto, de caráter mais específico, concentra-se em obras audiovisuais destinadas a sujeitxs LGBT+/Queer, buscando aproximar os conceitos acima citados à proposta de “fenomenologia queer”, para repensar a inserção desses mesmos corpos no próprio espaço fílmico, naquilo que tenho denominado “sensorialidades queer”. Outras categorias teóricas que dialogam com esse conceito incluem a “desidentificação”, crítica à cronormatividade, a ressignificação positiva da “monstruosidade” na cultura queer e a ideia de “espectatorialidade queer” como ato performativo.

Data de início: 01/07/2021
Prazo (meses): 38

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado TADEU BARBUTO BOUSADA
Aluno Mestrado MAURILIO MENDONÇA DE AVELLAR GOMES
Aluno Mestrado LILIANA ROCHA FERNANDES
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910