DO SUCESSO À GREVE: O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO INSTAGRAM DURANTE AS MOBILIZAÇÕES PELA GREVE DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO
Nome: KARLILI FREIRE TRINDADE
Data de publicação: 18/04/2023
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
FABIO GOMES GOVEIA | Examinador Interno |
RAFAEL BELLAN RODRIGUES DE SOUZA | Presidente |
VANDER CASAQUI | Examinador Externo |
Resumo: O crescimento do empreendedorismo no Brasil é reflexo de um cenário que conjuga crise
econômica, social, política e sanitária ao avanço de um projeto neoliberal que implementa
medidas de austeridade que ampliam a precarização do trabalho e da vida. Um dos
instrumentos neoliberais que estimulam esse crescimento é a narrativa do
empreendedorismo nas redes digitais como o Instagram. Em julho de 2020, ocorreram
duas mobilizações dos entregadores de aplicativos, categoria que é comumente
denominada como empreendedores e o Instagram se tornou palco da narrativa do
empreendedorismo nas hashtags #empreendedorismo e #brequedosapps, na primeira
enquanto um discurso hegemônico e na segunda, contra-hegemônico. Após um
levantamento das publicações, a hipótese é de que o cotidiano narrado nas redes digitais
propaga e facilita a assimilação dos elementos da narrativa, reforçando a ideologia
neoliberal. E mesmo que existam publicações que confrontam esses elementos, não
possuem o mesmo alcance. O neoliberalismo tem predominância na fabricação de sentido
e a disputa de produção de sentido, nesse caso, seria uma expressão contemporânea da
luta de classes, nas plataformas digitais.