DO SUCESSO À GREVE: O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO INSTAGRAM DURANTE AS MOBILIZAÇÕES PELA GREVE DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO

Nome: KARLILI FREIRE TRINDADE

Data de publicação: 18/04/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO GOMES GOVEIA Examinador Interno
RAFAEL BELLAN RODRIGUES DE SOUZA Presidente
VANDER CASAQUI Examinador Externo

Resumo: O crescimento do empreendedorismo no Brasil é reflexo de um cenário que conjuga crise
econômica, social, política e sanitária ao avanço de um projeto neoliberal que implementa
medidas de austeridade que ampliam a precarização do trabalho e da vida. Um dos
instrumentos neoliberais que estimulam esse crescimento é a narrativa do
empreendedorismo nas redes digitais como o Instagram. Em julho de 2020, ocorreram
duas mobilizações dos entregadores de aplicativos, categoria que é comumente
denominada como empreendedores e o Instagram se tornou palco da narrativa do
empreendedorismo nas hashtags #empreendedorismo e #brequedosapps, na primeira
enquanto um discurso hegemônico e na segunda, contra-hegemônico. Após um
levantamento das publicações, a hipótese é de que o cotidiano narrado nas redes digitais
propaga e facilita a assimilação dos elementos da narrativa, reforçando a ideologia
neoliberal. E mesmo que existam publicações que confrontam esses elementos, não
possuem o mesmo alcance. O neoliberalismo tem predominância na fabricação de sentido
e a disputa de produção de sentido, nesse caso, seria uma expressão contemporânea da
luta de classes, nas plataformas digitais.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910