DO SUCESSO À GREVE: O DISCURSO DO EMPREENDEDORISMO NO INSTAGRAM DURANTE AS MOBILIZAÇÕES PELA GREVE DOS ENTREGADORES DE APLICATIVO
Nome: KARLILI FREIRE TRINDADE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 18/04/2023
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
RAFAEL BELLAN RODRIGUES DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FABIO GOMES GOVEIA | Examinador Interno |
RAFAEL BELLAN RODRIGUES DE SOUZA | Orientador |
VANDER CASAQUI | Examinador Externo |
Resumo: O crescimento do empreendedorismo no Brasil é reflexo de um cenário que conjuga crise econômica, social, política e sanitária ao avanço de um projeto neoliberal que implementa medidas de austeridade que ampliam a precarização do trabalho e da vida. Um dos instrumentos neoliberais que estimulam esse crescimento é a narrativa do empreendedorismo nas redes digitais como o Instagram. Em julho de 2020, ocorreram duas mobilizações dos entregadores de aplicativos, categoria que é comumente denominada como empreendedores. O Instagram se tornou palco da narrativa do
empreendedorismo nas hashtags #empreendedorismo e #brequedosapps, na primeira enquanto um discurso hegemônico e na segunda, contra-hegemônico. Após um levantamento das publicações a hipótese é de que o cotidiano narrado nas redes digitais propaga e facilita a assimilação dos elementos da narrativa reforçando a ideologia neoliberal. E mesmo que existam publicações que confrontam esses elementos, não possuem o mesmo alcance. O neoliberalismo tem predominância na fabricação de sentido e a disputa de produção de sentido, nesse caso, seria uma expressão da luta de classes nas plataformas digitais.