Febre Amarela: a Comunicação Pública na Mídia Impressa no Espírito Santo

Nome: RENATA FERNANDES ROCHA MARCELINO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/06/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VICTOR ISRAEL GENTILLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALINE GUIO CAVACA Examinador Externo
JOSÉ EDGARD REBOUÇAS Examinador Interno
VICTOR ISRAEL GENTILLI Orientador

Resumo: Esta pesquisa no campo da Comunicação e Saúde tem como principal objetivo analisar em que medida a informação divulgada pela Assessoria de Imprensa da secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) ganha visibilidade social por meio da imprensa escrita capixaba. Buscou-se entender se a comunicação da Sesa produz conteúdo capaz de contribuir com o exercício de um jornalismo que promova a democracia e o acesso aos direitos. A pesquisa empírica constituiu na coleta de dados de uma amostragem contendo 360 matérias nos veículos A Gazeta e A Tribuna e 67 relises divulgados pela Assessoria de Comunicação da Sesa sobre febre amarela no primeiro trimestre de 2017. Para tanto, a primeira fase da pesquisa foi o levantamento bibliográfico sobre o assunto. Na sequência, foram coletadas as informações de todo o conteúdo veiculado nos dois diários sobre o tema central deste estudo. Os dados foram então, quantificados e tabulados. No terceiro momento, procedeu-se a análise textual de todos os relises publicados sobre febre amarela no site do governo. A verificação tomou como premissa o objetivo da pesquisa de observar se a Comunicação da secretaria de Saúde foi abordada pela mídia e de que forma. A pesquisa de ordem exploratória documental, com abordagem quantitativa e qualitativa utilizou método comparativo para análise dos dados. Foram comparados os relises com os jornas e constatado, após verificação, que a Assessoria de Comunicação da Sesa, durante surto de febre amarela no Estado, conseguiu espaço nos veículos, porém nem sempre a abordagem garantiu acesso ao conhecimento aos leitores da informação essencial capaz de garantir tomadas de decisões.

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