Defesa de dissertação
Mestrando(a): Ana Gabriela Oliveira Lima
Título: "A presença das mulheres negras na publicidade veiculada na revista Claudia: anos 2002, 2012 e 2022”.
Data: 19/10/2023
Horário: 09h
Sala: Google Meet e sala da Ufes
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Flávia Mayer dos Santos Souza (PÓSCOM/UFES)
Prof. Dr. Francisco Leite (ECA/USP)
Profa. Dra. Laura Guimarães Corrêa (PPGCOM/UFMG)
Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais.
Resumo da dissertação:
A ampliação da discussão racial se apresenta na sociedade brasileira, na academia, a exemplo do debate interseccional, e em algumas estratégias publicitárias, como a publicidade antirracista. Isso posto, interessa compreender a maneira como a intensificação desta discussão impacta a presença de grupos historicamente marginalizados na mídia tradicional. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise quantitativa e qualitativa da presença das mulheres negras na publicidade veiculada em revista feminina impressa nas últimas décadas, a fim de compreender quem são e como são construídas nesses anúncios. Para tanto, utilizamos a semiótica discursiva e a semiótica plástica para a leitura de publicidades veiculadas na revista Claudia dos anos 2002, 2012 e 2022. Como resultado, observou-se no ano de 2022 um expressivo aumento quantitativo na presença dessas mulheres (elas apareceram em 6,72% da amostra em 2002, 5,11% em 2012 e 43,33% em 2022) e a recorrência de modelos negras menos embranquecidas que nos anos anteriores. A revista de 2022, entretanto, tem características diferentes das dos anos anteriores, com uma redução expressiva na quantidade de anúncios, o que pode prejudicar a comparação quantitativa (A revista foi de uma média de 121 anúncios por edição em 2002 para 85 em 2012 e 6 em 2022). A análise qualitativa de 3 anúncios de cada ano selecionado, entretanto, apontou para a permanência de alguns estereótipos, como a negra atleta e a mulher negra como o diferente, o “outro” do branco, visto como universal.