SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFES/EDITAL 2024/2025

PROJETO DE PESQUISA: Comunicação, Moda e Cultura

COORDENAÇÃO: Profª Drª Maria Nazareth Bis Pirola

MEMBROS EXTERNOS: Profª. Dra. Renata Pitombo Cidreira - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB); estudantes de iniciação científica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB)

VAGAS: 2 (duas) vagas

RESUMO DO PROJETO:

O projeto tem por objetivo desenvolver estudos interdisciplinares entre os campos da comunicação e da moda em diálogo com as diferentes culturas e identidades. As práticas da moda e da comunicação têm suscitado discussões importantes às duas áreas, como as imagens que projetam; os marcadores identitários, de raça/etnia, classe, gênero e sexualidade; e a cobrança da sociedade por transparência, sustentabilidade e relações dignas de trabalho. Pretende-se, assim, contribuir para o aprofundamento dos estudos na área, investigando a influência que esses fenômenos exercem nas práticas de vida dos indivíduos, em suas territorialidades e contextos históricos, sociais, econômicos, políticos, comunicacionais e culturais.

PALAVRAS-CHAVE: comunicação, moda, cultura, corpo, identidade.

Objetivo geral: Desenvolver estudos interdisciplinares entre os campos da comunicação e da moda em diálogo com as diferentes culturas e identidades.

Objetivos específicos:

Dedicar-se ao mapeamento do referencial teórico sobre moda, comunicação e cultura;

Levantar referenciais teóricos sobre moda e comunicação, à luz das intelectualidades decoloniais;

Investigar como os indivíduos constroem suas identidades por meio da comunicação e da moda;

Promover investigações acerca da história da moda no Brasil e no Espírito Santo;

Compreender como algumas comunidades historicamente excluídas (afro-brasileiras; povos originários; LGBTQIA+) se relacionam com a moda;

Dedicar-se ao estudo das convergências amplas entre comunicação, moda e cultura, com possibilidades de desdobramentos temáticos relacionados à constituição das aparências; corpos; mídias; publicidade; consumo; estéticas; artes; performances; linguagens; territorialidades; discursos; identidades; diversidade; decolonialidade.

INFORMAÇÕES E REQUISITOS:

Estar cursando Publicidade ou Jornalismo na Ufes, entre os 2º e 6º períodos;

Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto de IC;

Ter disponibilidade para participar dos congressos da área, dentre eles, os eventos da Intercom (Sociedade Bras ileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação); do Colóquio de Moda, promovido pela ABEPEM (Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda); e da Jornada de Iniciação Científica da Ufes;

Enviar email até a data de 09 de junho de 2024 para  n.pirola [at] uol.com.br informando interesse na seleção, para agendamento de reunião de orientação sobre a elaboração dos subprojetos a serem inscritos.