Interesses de Pesquisa
O corpo docente permanente do PósCom representa uma convergência única de expertises que alavanca o potencial acadêmico e interdisciplinar do programa. Com cerca de 63% dos docentes possuindo doutorado em Comunicação e os demais oriundos de áreas complementares como Educação, Filosofia, Geografia, Psicologia e Sociologia, o programa se posiciona como um espaço de diálogo rico e multifacetado, essencial para enfrentar os desafios contemporâneos no campo da Comunicação e Territorialidades.
Cada docente permanente do PósCom é incentivado a construir um plano de investigação que articule sua pesquisa, orientações e publicações com as linhas de pesquisa do programa.
DOCENTES LINHA 1 – Interesses de Pesquisa
Os projetos de pesquisa dos docentes da linha 1) Comunicação e Poder reúnem, especialmente, estudos sobre narrativas, discursos, produção de sentidos, imagens em redes e mídia sociais de internet e no jornalismo, os impactos decorrentes das instâncias de poder e contrapoder, que provocam des-re-territorializações. Compõem a linha um, as/os docentes abaixo:
Cicilia Maria Krohling Peruzzo:
Comunicação popular, comunitária e alternativa; Mídia independente, Mídia local e regional; Relações Públicas na perspectiva crítica; Movimentos sociais, comunicação e cidadania; Epistemologia da pesquisa científica; Comunicação, decolonidade e bem viver.
Emerson Campos Gonçalves
Jornalismo Literário e Literatura; Filosofia, Cultura e Comunicação (Teoria Crítica da Sociedade); Semiótica e Estudos de Linguagem; Indústria Cultural e processos semi formativos; Redes Sociais e Convergência de Mídias.
Guillermo Mastrini (Professor Visitante)
Políticas públicas de comunicação. Regulamentação de plataformas. Economia Cultural. Concentração de propriedade de meios de comunicação e sistemas de comunicação.
José Edgard Rebouças
Indústrias culturais e midiáticas; Políticas de comunicação; Economia política das comunicações; Mídia e direitos humanos; Democratização das mídias; Enfrentamento à desinformação.
Rafael Bellan Rodrigues de Souza
Comunicação e Trabalho; Teoria do Jornalismo; Mídia e Hegemonia; Movimentos Sociais e ativismo midiático
Rafael da Silva Paes Henriques:
Teorias do Jornalismo; Análises de cobertura jornalística.
Ruth de Cássia dos Reis
Redes sociais digitais; Jornalismo; Comunicação organizacional; Comunicação pública; Narrativas e discursos.
DOCENTES LINHA 2 – Interesses de Pesquisa
Já os projetos associados à linha 2) Estéticas e Linguagens Comunicacionais privilegiam a relação entre comunicação e territorialidades a partir das estéticas, linguagens e discursos presentes nas práticas, processos e produtos comunicacionais, especialmente, cidade e cultura; consumo e publicidade; corpo e imagem; mídia e identidade; tecnologias e novos arranjos midiáticos; cibercultura; audiovisualidades e feminismo.
Antônio Carlos Queiroz Filho
Eixo Game Studies e Territorialidades Digitais: Narrativa e Narratividade em Games; Cartografia Afetiva do Jogar; Jogos e experiência estética; Narrativas interativas; Narrativas Transmídia em Videogames; Fotografia In-Game.
Eixo Estéticas e Linguagens GeoComunicacionais: Territorialidades urbanas e suas representações visuais; Política espacial das imagens e suas implicações territoriais; Geografias de Cinema e suas narrativas territoriais; Narrativas poéticas do cotidiano urbano; Narrativas poéticas e cartografias culturais dos territórios; Urbanismos bottom-up como práticas de reterritorialização; Gamificação e jogos sérios como ferramentas de engajamento territorial; Tecnologias de visualização e a construção de narrativas territoriais; Práticas artísticas e mídias locativas; Intersecções entre estética digital e territorialidades virtuais.
Arthur Fiel
Políticas públicas e fomento ao audiovisual e cultura; Produção Audiovisual; História(s) e política(s) do cinema e audiovisual brasileiro; conteúdo infantil; análise fílmica; cinema, educação e direitos humanos; representações midiáticas e práticas socioculturais;
Daniela Zanetti
Cultura audiovisual nas redes digitais; Narrativas audiovisuais periféricas e discurso das minorias; Comunicação e plataformização da cultura. Mídias interativas e imersivas. Comunicação e questões socioambientais.
Elisa Fabris de Oliveira
Publicidade, Comunicação e Psicologia Social. Novos formatos e paradigmas da publicidade. Representações sociais e representatividades. Vivências e sociabilidades juvenis.
Fábio Gomes Goveia
Imagem e tecnologia. Estéticas comunicacionais na sociedade contemporânea. Dadosfera, plataformização e visualização de dados. Relações entre estética e poder na cultura dos dados. Desenvolvimento de tecnologias e metodologias para análise de redes sociais. Plataformas digitais e comportamentos sociais. Tecnologia e Cultura.
Flávia Mayer dos Santos Souza
Comunicação, publicidade e produção de sentido; Publicidade e cidade; A territorialidade do consumo; O discurso das marcas.
Gabriela Santos Alves
Identidades femininas e cultura audiovisual; representatividade no audiovisual; teoria e crítica feministas contemporâneas; gênero e racialidades.
Livia Souza
Cultura material, consumo e seus rituais. Marcas e seus vínculos de sentidos na sociedade midiatizada. Publicidade e representações do consumo.
Pedro Silva Marra
Sonoridades e Espaços; Som e mobilização social; Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação e Esporte; Música Popular: Gêneros e cenas; Tecnologias Sonoras: Música, Arte Sonora, Rádio e Som para audiovisual.