Interesses de Pesquisa

O corpo docente permanente do PósCom representa uma convergência única de expertises que alavanca o potencial acadêmico e interdisciplinar do programa. Com cerca de 63% dos docentes possuindo doutorado em Comunicação e os demais oriundos de áreas complementares como Educação, Filosofia, Geografia, Psicologia e Sociologia, o programa se posiciona como um espaço de diálogo rico e multifacetado, essencial para enfrentar os desafios contemporâneos no campo da Comunicação e Territorialidades.

Cada docente permanente do PósCom é incentivado a construir um plano de investigação que articule sua pesquisa, orientações e publicações com as linhas de pesquisa do programa.

 

DOCENTES LINHA 1 – Interesses de Pesquisa

Os projetos de pesquisa dos docentes da linha 1) Comunicação e Poder reúnem, especialmente, estudos sobre narrativas, discursos, produção de sentidos, imagens em redes e mídia sociais de internet e no jornalismo, os impactos decorrentes das instâncias de poder e contrapoder, que provocam des-re-territorializações. Compõem a linha um, as/os docentes abaixo:

Cicilia Maria Krohling Peruzzo:

Comunicação popular, comunitária e alternativa; Mídia independente, Mídia local e regional; Relações Públicas na perspectiva crítica; Movimentos sociais, comunicação e cidadania; Epistemologia da pesquisa científica; Comunicação, decolonidade e bem viver.

Emerson Campos Gonçalves

Jornalismo Literário e Literatura; Filosofia, Cultura e Comunicação (Teoria Crítica da Sociedade); Semiótica e Estudos de Linguagem; Indústria Cultural e processos semi formativos; Redes Sociais e Convergência de Mídias.

Guillermo Mastrini (Professor Visitante)

Políticas públicas de comunicação. Regulamentação de plataformas. Economia Cultural. Concentração de propriedade de meios de comunicação e sistemas de comunicação.

José Edgard Rebouças

Indústrias culturais e midiáticas; Políticas de comunicação; Economia política das comunicações; Mídia e direitos humanos; Democratização das mídias; Enfrentamento à desinformação.

Rafael Bellan Rodrigues de Souza

Comunicação e Trabalho; Teoria do Jornalismo; Mídia e Hegemonia; Movimentos Sociais e ativismo midiático

Rafael da Silva Paes Henriques:

Teorias do Jornalismo; Análises de cobertura jornalística.

Ruth de Cássia dos Reis

Redes sociais digitais; Jornalismo; Comunicação organizacional; Comunicação pública; Narrativas e discursos.

 

DOCENTES LINHA 2 – Interesses de Pesquisa

Já os projetos associados à linha 2) Estéticas e Linguagens Comunicacionais privilegiam a relação entre comunicação e territorialidades a partir das estéticas, linguagens e discursos presentes nas práticas, processos e produtos comunicacionais, especialmente, cidade e cultura; consumo e publicidade; corpo e imagem; mídia e identidade; tecnologias e novos arranjos midiáticos; cibercultura; audiovisualidades e feminismo.

Antônio Carlos Queiroz Filho

Eixo Game Studies e Territorialidades Digitais: Narrativa e Narratividade em Games; Cartografia Afetiva do Jogar; Jogos e experiência estética; Narrativas interativas; Narrativas Transmídia em Videogames; Fotografia In-Game.

Eixo Estéticas e Linguagens GeoComunicacionais: Territorialidades urbanas e suas representações visuais; Política espacial das imagens e suas implicações territoriais; Geografias de Cinema e suas narrativas territoriais; Narrativas poéticas do cotidiano urbano; Narrativas poéticas e cartografias culturais dos territórios; Urbanismos bottom-up como práticas de reterritorialização; Gamificação e jogos sérios como ferramentas de engajamento territorial; Tecnologias de visualização e a construção de narrativas territoriais; Práticas artísticas e mídias locativas; Intersecções entre estética digital e territorialidades virtuais.

Arthur Fiel

Políticas públicas e fomento ao audiovisual e cultura; Produção Audiovisual; História(s) e política(s) do cinema e audiovisual brasileiro; conteúdo infantil; análise fílmica; cinema, educação e direitos humanos; representações midiáticas e práticas socioculturais;

Daniela Zanetti

Cultura audiovisual nas redes digitais; Narrativas audiovisuais periféricas e discurso das minorias; Comunicação e  plataformização da cultura. Mídias interativas e imersivas. Comunicação e questões socioambientais. 

Elisa Fabris de Oliveira

Publicidade, Comunicação e Psicologia Social. Novos formatos e paradigmas da publicidade. Representações sociais e representatividades. Vivências e sociabilidades juvenis.

Fábio Gomes Goveia

Imagem e tecnologia. Estéticas comunicacionais na sociedade contemporânea. Dadosfera, plataformização e visualização de dados. Relações entre estética e poder na cultura dos dados. Desenvolvimento de tecnologias e metodologias para análise de redes sociais. Plataformas digitais e comportamentos sociais. Tecnologia e Cultura.

Flávia Mayer dos Santos Souza

Comunicação, publicidade e produção de sentido; Publicidade e cidade; A territorialidade do consumo; O discurso das marcas. 

Gabriela Santos Alves

Identidades femininas e cultura audiovisual; representatividade no audiovisual; teoria e crítica feministas contemporâneas; gênero e racialidades. 

Livia Souza

Cultura material, consumo e seus rituais. Marcas e seus vínculos de sentidos na sociedade midiatizada. Publicidade e representações do consumo.

Pedro Silva Marra

Sonoridades e Espaços; Som e mobilização social; Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação e Esporte; Música Popular: Gêneros e cenas; Tecnologias Sonoras: Música, Arte Sonora, Rádio e Som para audiovisual.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910