TRABALHOS INTERCOM - PÓSCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES terá importante participação no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom 2025).

Este ano, o evento acontece em Vitória-ES, na Faesa, entre os dias 1 e 5 de setembro. Confira os 24 trabalhos que serão apresentados pelos docentes e discentes do Póscom-UFES no Intercom 2025:

Discente Orientador(a) Título do Artigo Grupo de Pesquisa
Isabelly Lopes Medeiros de Paula Emerson Campos Gonçalves Existirá um Direito à Comunicação? PósVerdade, Globalização e Teoria Crítica dos Direitos Humanos Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão.
José Ricardo Verneque Modesto Flávia Mayer dos Santos Souza Publicidade híbrida e mídia OOH: uma visada das pesquisas recentes desenvolvidas no Brasil Publicidade e Propaganda
Nathalia Louro Andrade Daniella Zanetti O território digital de produção e consumo dos fandoms Tecnologias e Culturas Digitais
Raquel Silva Rocha Ruth Reis A produção discursiva, regimes de verdade e performances da fé no jornalismo neopentecostal Comunicação e Religiões
Cecília Ribeiro Miliorelli Rafael Paes Henriques A Campanha Setembro Amarelo e a covid-19 como marcadores temporais da noticiabilidade do suicídio Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
Gabriel Barros da S. Eduardo Rafael Bellan Rodrigues de Souza O Google e o webjornalismo brasileiro: análise da influência da plataformização na produção de notícias Teorias do Jornalismo
Jéssica Elaine Moreira Sampaio Gabriela Santos Alves Regimes de visibilidade das mulheres negras em Vai na Fé: a telenovela como espaço de mediação ideológica Ficção Televisiva Seriada
Letícia Trindade Souza Flávia Mayer dos Santos Souza Memes como publicidade de oportunidade: Uma proposta de conceituação Publicidade e Propaganda
Claudia Garcia Gabriela Santos Alves Aparência e envelhecimento feminino na série And Just Like That Ficção Televisiva Seriada
Dyone Arruda Cypriano Gabriela Santos Alves Insecure: canções e performance como lugar de fala para mulheres negras no audiovisual Ficção Televisiva Seriada
Gilberto Medeiros Vieira Ruth Reis Desinformação climática nas eleições de 2024 Comunicação e Desinformação
Iraí Mendes de Souza Filho Émerson Campos Gonçalves Deterioração cognitiva e o consumo excessivo de conteúdos superficiais: uma análise marxista sobre as possíveis causas do “efeito Flynn” reverso. Tecnologias e Culturas Digitais
Juliana Cristina da Silva Guillermo Nestor Mastrini A comunicação e a cultura como instrumentos de poder no capitalismo contemporâneo: uma reflexão teórica das estratégias de controle da consciência na sociedade em rede Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Ademilton Gomes da Silva Júnior Fabio Gomes Goveia Polarização política e crise climática nas redes: um estudo discursivo sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente.
Nathalya Gonçalves Vallory Pedro Silva Marra Escola de Samba, performance e discursos de identidade local Comunicação música e entretenimento
Ana Carolina Poleze Messias Ruth Reis Jornalismo literário e ambiental: uma análise das narrativas e do ativismo em Sumaúma sobre exploração de petróleo na Amazônia Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
Lucas Taidson de Freitas Severino Pedro Silva Marra Cidade como plataforma: plataformização, mobilidade e reconfiguração dos territórios urbanos Comunicação tecnicidades e cultura urbana

 

Docente Título do Artigo Grupo de Pesquisa
Rafael Bellan Rodrigues de Souza Jornalismo crítico-emancipatório e as arritmias do tempo social: notas para uma noticiabilidade concreta Teorias do Jornalismo
Cicilia M.Krohling Peruzzo Conceitos de comunicação no Bem Viver. Uma mirada decolonial Comunicação para a Cidadania
Lívia Silva de Souza Publicidade e cultura material: a campanha #SuaCasaBemVivida da Electrolux Publicidade e Propaganda
Lívia Silva de Souza A construção espaço-temporal no espaço urbano em produções audiovisuais: tensão entre o público e privado Estudos de Televisão
Lívia Silva de Souza Signos da sustentabilidade nas propagandas políticas da Prefeitura de Vitória Intercom Júnior (Iniciação científica)
Edgard Rebouças Conjuntura da comunicação pública do governo: expectativas em termos de avanços das políticas públicas de comunicação Palestra de abertura dos trabalhos do GP de Políticas e Estratégias da Comunicação
Guillermo Mastrini Regulamentação das plataformas digitais no Brasil Economia política da comunicação

Saiba mais sobre o Intercom 2025 aqui: https://www.intercom2025.com.br

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910