Irradia 2025: inscrições abertas para peças de radioarte

Até o dia 27 de julho, está aberta a chamada de obras de rádio arte para o Festival Irradia 2025. A partir de agora, o evento passa a ser bienal, então não deixe de inscrever seu trabalho na edição deste ano. As peças selecionadas integrarão nossa programação especial nas rádios Universitária FM 107,9 (Fortaleza-CE) e Universitária FM 104,7 (Vitória-ES). Com foco na experimentação sonora, a radioarte é uma linguagem criativa que explora o rádio como meio artístico. Participe!
Em sua terceira edição, o festival acolhe produções nos mais diversos formatos de radioarte, como paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, propostas inovadoras de programas de rádio, rádio documentário, rádio drama e outros experimentos com sons de diferentes origens e naturezas. A curadoria é composta por Marina Mapurunga (UFRB), Ajítẹnà Marco Scarassatti (UFMG), Yuri Bruscky (Uniaeso/PE), Thaís Aragão (UFC) e Pedro Marra (UFES).
O Irradia busca aproximar o público da produção artística voltada à escuta, apresentando obras criadas para o meio radiofônico e assinadas por artistas do Brasil e do exterior. A iniciativa nasce da colaboração entre projetos de extensão vinculados às emissoras universitárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do formulário disponível em https://forms.gle/tfvdAuS5oV5GXRxX6.
Critérios de Seleção:
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Cada participante pode enviar até 02 (duas) obras de sua autoria (incluindo co-autoria), sendo necessário realizar uma inscrição por obra;
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Cada obra deve ter duração máxima de 60 (sessenta) minutos;
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Não serão aceitos álbuns como obra única;
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Não serão aceitas inscrições de obras já inscritas na edição passada;
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Cada áudio deve ser enviado em um só arquivo, em alta qualidade (em caso de MP3: 44.1kHz, mínimo de 256kbps);
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O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido e permanente em serviços como SoundCloud, Google Drive, Dropbox, OneDrive etc. Não utilize serviços de armazenamento temporário, como WeTransfer;
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As obras não precisam ser inéditas;
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As obras devem ter sido produzidas a partir do ano de 2020;
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Em caso de trabalhos produzidos para outras emissoras ou eventos, solicitamos que os créditos sejam atualizados para se dirigir à audiência do Festival Irradia e/ou das emissoras transmissoras do evento (Rádio Universitária FM 107,9 de Fortaleza e Rádio Universitária FM 104,7 de Vitória).
O anúncio dos trabalhos selecionados será feito no mês de setembro, por meio dos sites da Rádio Universitária FM 107,9 (www.radiouniversitariafm.com.br) e do Festival Irradia (www.irradiafestival.com). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail irradiafestival [at] gmail.com.
Cronograma - Festival Irradia
Lançamento da chamada de trabalhos: 23.06.2025
Encerramento das inscrições: 27.07.2025
Anúncio da seleção: Setembro de 2025
Festival Irradia: Outubro de 2025
Conheça a curadoria
Marina Mapurunga é artista sonora, sonidista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual e da arte sonora. É professora de som do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, onde atua nos cursos de graduação em Cinema e Artes Visuais e na pós-graduação em Comunicação. Fundadora e coordenadora do projeto de extensão SONatório e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório – UFRB). Integrante da rede Sonora - Músicas e Feminismos.
Ajítẹnà Marco Scarassatti é artista sonoro, improvisador, educador e compositor. Desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Atua como professor e pesquisador na área de Composição Musical da Escola de Música da UFMG e é autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva/SESC, 2008).
Yuri Bruscky desenvolve práticas artísticas explorando interseções entre ruído, linguagem, mediações tecnológicas e práticas cotidianas. Coordena o curso de Produção Fonográfica da Uniaeso/PE. Mantém, desde 2010, o selo de música experimental Estranhas Ocupações. É co-criador do ciclo de radioarte Rumor, do festival Muído e do seminário e programa de residências artísticas (Entre) Lugares Sonoros. É co-autor do livro História da Poesia Visual Brasileira (Cepe, 2018).
Thaís Aragão pesquisa som, espaço e mídia, com ênfase em som urbano e gravação de campo. É produtora cultural da UFC, onde desenvolve produções radiofônicas para a Universitária FM 107,9. Integra o Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas - Giceu (UFC) e o Grupo de Pesquisa Identidade e Território - GPIT (UFRGS).
Pedro Silva Marra trabalha com som e áudio em diferentes mídias e formatos: rádio, som para cinema, produção musical e gravações de campo. É professor do Departamento de Comunicação Social da UFES, onde leciona as disciplinas de som nos cursos de jornalismo e cinema e audiovisual. Coordena o Ateliê de Sonoridades Urbanas e é membro do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias - GEIST.
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