30/08/2021 - Defesa de Luiz Eduardo Neves da Silveira

Mestrando(a):  Luiz Eduardo Neves da Silveira
Título: “Onde se vê música: o lugar do videoclipe de rap do Espírito Santo”
Data:  30/08/2021
Horário: 11:00
Plataforma virtual:  https://youtube.com/panelaaudiovisual

Banca Examinadora: 
Profa. Dra. Viviana Mónica Vermes (Orientadora- PÓSCOM/UFES)
Profa. Dra. Daniela Zanetti (Membro interno - PÓSCOM/UFES)
Profa. Dra. Ariane Diniz Holzbach (Membro externo - UFF/RJ)

Resumo: A produção de videoclipes de grupos e artistas de rap no Espírito Santo cresce a cada ano. A partir do catálogo da Mostra Cine Rap, única janela específica para exibir produções audiovisuais voltadas para a temática do hip-hop no Estado, temos um espelho desse fluxo criativo local. Tais dados demonstram que o objeto deste estudo é relevante para o cenário artístico da Grande Vitória, região metropolitana espírito-santense. Pretende-se na dissertação analisar como os jovens de periferia reterritorializam um produto de cultura de massa global. De que forma o discurso e a identidade local se destacam (ou se diferenciam), tendo em vista a estética transnacional do vídeo de rap – ambientes urbanos, muros grafitados, pessoas com roupas esporte, entre outros? A motivação para desenvolver este estudo se dá pelo seu pioneirismo no Espírito Santo sendo que não há registros bibliográficos e nem audiovisuais sobre a trajetória do videoclipe no Estado. Nem os catálogos históricos voltados para a produção cinematográfica citam o gênero. A ideia é responder questões como: qual foi o primeiro videoclipe capixaba? Como se deu o fluxo de produção de clipes nos últimos 40 anos - há grandes indícios por meio de relatos que o início foi em meados dos anos 1980? O que ocasionou o boom de produções nos últimos 10 anos? Diante deste cenário, apresentou-se como problema de investigação as seguintes questões: Será que os videoclipes de rap capixaba, como os de Judeu MarcUm, são criados na mesma dinâmica de produção mercadológica dos clipes internacionais? A produção de sentido do clipe produzido no Espírito Santo encontra lugar na cultura midiática através da circulação desses produtos na rede mundial de computadores? De que forma o suporte midiático é determinante na expressividade dos grupos ou artistas de rap da região metropolitana da Grande  Vitória, no Espírito Santo? Mediante os questionamentos levantados, no intuito de buscar uma solução e clareza de conhecimento, definiu-se como objetivo geral da pesquisa em desenvolvimento realizar uma análise midiática acerca da produção audiovisual rapper capixaba, buscando identificar de que forma este suporte midiático é determinante na expressividade dos grupos ou artistas de rap da região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo. Em se tratando dos objetivos específicos desta pesquisa, destacam-se: identificar os recursos criativos que fazem parte da montagem das produções rapper audiovisuais decorrentes do cenário capixaba; desenvolver um olhar crítico em torno da apreciação de tais produções; e contribuir para a pesquisa local em torno da referida temática. A justificativa do estudo está no fato de mostrar que outro ponto relevante do objeto de pesquisa é a hipótese do rap produzido no Espírito Santo sofrer influência estética dos clipes de outros ambientes e locais. No que diz respeito à metodologia do estudo, em relação ao tipo de pesquisa, o estudo tem o cunho bibliográfico, sendo embasamento em uma revisão de literatura. Por meio da pesquisa bibliográfica, pretende-se defender o conceito de videoclipe como um gênero consolidado que encontrou um terreno fértil na internet. Em seguida será realizada análise de três vídeos de rap capixabas mais acessados no Youtube. Os procedimentos da pesquisa documental podem se assemelhar aos da bibliográfica. A pesquisa proposta buscará analisar a estrutura social e mercadológica envolvida na produção de três videoclipes produzidos na região metropolitana da Grande Vitória visando encontrar indícios da influência do global no local.

Palavras chave: Videoclipe. Rap. Hip-hop. Lugar. Cultura.

 

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