Imagens da solidão melancólica nos Filmes de Sofia Coppola
Nome: IZA MARCIALINA MEIRELES ROSEMBERG
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/06/2021
Banca:
Nome | Papel |
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ERLY MILTON VIEIRA JUNIOR | Orientador |
GABRIELA SANTOS ALVES | Examinador Interno |
JOÃO BARRETO DA FONSECA | Examinador Externo |
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo sistemático dos seis longas-metragens dirigidos por Sofia Coppola: As virgens suicidas (The virgin suicides, 1999), Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003), Maria Antonieta (Maria Antoniette, 2006), Um lugar qualquer (SomeWHERE 2010), Bling Ring - A Gangue de Hollywood (The Bling Ring 2013) e O estranho que nós amamos (The Beguiled 2017). A pesquisa apresenta o conceito de solidão, nos termos de sua complexidade, como um fenômeno humano; solidão melancólica como traço comum às personagens das obras analisadas, assim como o cotidiano tão marcante nos filmes; contempla as nuances da solidão na obra da diretora; contextualiza o papel desempenhado pela mulher no âmbito do cinema; e a analisa as estruturas de imagem e som como um todo, a partir da seleção de cenas específicas que se traduzem como emblemáticas para a análise da correlação entre cinema e solidão melancólica na obra da cineasta.
Palavras-chave: Sofia Coppola; solidão; cotidiano; cinema contemporâneo.