PROCEDIMENTO PARA DEFESAS DE TCCs

PROCEDIMENTO PARA DEFESAS DE TCCs NO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Diante da nova realidade de distanciamento social e atividades remotas determinadas pela Ufes em função da pandemia da covid-19 e, tendo em vista o Ofício Circular nº 05/2020/Gabinete/Prograd/Ufes o Departamento de Comunicação Social estabelece os seguintes procedimentos para defesas de TCCs:
1) O aluno encaminha à secretaria/Depcom, para o email <robsonbarros2003 [at] yahoo.com.br>. a solicitação de realização de banca, com preenchimento de formulário disponibilizado no site do Curso;
2) O aluno e a banca confirmam por e-mail ao Depcom, no mesmo e-mail informado acima, a concordância com a realização da banca, com as devidas informações: título, data, hora e plataforma de apresentação;
3) As atas da defesa deverão ser assinadas via Lepisma pelos membros da banca. Caso algum membro seja de fora da Ufes, deverá fazer assinatura digital. Todas as atas assinadas deverão ser enviadas por e-mail para a secretaria/Depcom;
4) O aluno deverá, obrigatoriamente, enviar à secretaria/Depcom, por e-mail, arquivo final do TCC, em formato PDF.

Os coordenadores dos cursos da área de Comunicação Social recomendam fortemente, a todos os alunos, a leitura na íntegra das regras para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso:

 

Regulamentação do TCC (Publicidade e Propaganda)

Regulamentação do TCC (Cinema e Audiovisual)

Instrução Normativa 003/2016 (Prograd)

Formulário para Indicação de Orientador

Formulário para Solicitação de Banca

Lista de TCCs 2020/1

 

PROFESSOR TEMAS QUE ORIENTA
Alexandre Curtiss Alvarenga Audiovisual - cinema/TV; Cultura audiovisual; Teorias do audiovisual; Estética da comunicação; Narrativas audiovisuais; Análise fílmica; Teorias da comunicação - ênfase em Teoria Crítica e Estudos Culturais.
Bajonas Teixeira de Brito Marx e o jornalismo; Filosofia cinema e política; Dissimulação e estética no Brasil; Perversidade comunicativa nas relações acadêmicas.
Cláudio Renato Zapalá Rabelo 
Propaganda contemporânea e novas mídias; Sociabilidade contemporânea; Contextos, conceitos, teorias e estratégias contemporâneas em comunicação, marketing e branding; Teorias e métodos semióticos.
Cléber Carminati Estudos de Estética, Linguagem e História do Audiovisual, tendo como foco principal suas dimensões poéticas e experimentais, bem como políticas e ideológicas. Primeiro plano de interesse: a Televisão e sua 'antítese' o Vídeo.
Daniela Zanetti Cibercultura, convergência midiática e narrativa transmídia; Narrativas audiovisuais; Estudos culturais e estudos de recepção; Música e crítica cultural.
Edgard Rebouças  Mídia e direitos humanos; Indústrias culturais e midiáticas; Políticas de comunicações; Ética no Jornalismo, na Publicidade e no Entretenimento.
Erly Vieira Jr. Cinema contemporâneio (Teoria, estética e crítica); Realização audiovisual (ficção, documentário, experimental); Videoarte; Teoria Queer, crítica musical.
Fabio Camarneiro História do cinema. Teoria do cinema. Crítica cinematográfica. Roteiro audiovisual. Cinema brasileiro. Cinema e política. Relação entre cinema e outras artes (literatura, música, teatro, artes plásticas).
Fabio Goveia Fotografia, fotojornalismo, fotopublicitária e análise de grandes volumes de imagens.
Fábio Malini Análise de Redes Sociais; Política e Comunicação.
Fernando Manhães Marketing, comunicação mercadológica, consumo e planejamento de comunicação.
Gabriel Menotti Filosofia da técnica, arqueologia de mídia, epistemologia, subculturas, “”arte e tecnologia””, videogame.
Gabriela Santos Alves Cinema e história; História do audiovisual brasileiro; História do audiovisual capixaba; Mídia, história e memória. Cultura audiovisual, memória, feminismo, gênero.
Janaina Frechiani Lara Leite Comunicação e política; Publicidade; Marketing; Marketing Político.
José Soares de Magalhães Filho A fotografia no audiovisual – direção de fotografia; Linguagem audiovisual; Realização audiovisual (ficção, documentário, videoclipe); ficção seriada televisiva.
José Antônio Martinuzzo Comunicação organizacional, assessoria de imprensa, internet e redes sociais, economia política da comunicação, comunicação e política, comunicação pública, planejamento estratégico de comunicação, mídias customizadas, webjornalismo, jornalismo impresso, livros-reportagem, empreendedorismo e comunicação, marketing e comunicação.
Júlio Martins

Gravação e produção de áudio; Som, acústica e áudio; Tecnologias de trasmissão de áudio pela internet; Formatos de áudio; Plataformas online de distribuição de (conteúdo sonoro) música.

Klaus'Berg Nippes Bragança Direção e produção audiovisual (ficção e documentário); Análise fílmica: cinema contemporâneo; Cinema narrativo, gênero de horror e hibridismo de gêneros e linguagens; Documentário e auto-representação; Cultura do vídeo, narrativas transmidiáticas e mídia amadora.
Lygia Perini Muniz Consumo e comunicação. Linguagem publicitária, marcas, marketing social, estratégias discursivas em publicidade.
Maria Nazareth Bis Pirola 

Publicidade; cidade; consumo; discurso; interações discursivas nas práticas sociais; cultura midiática; publicidade infantil; educomunicação; planejamento de comunicação; campanha publicitária.

Patrícia Cardoso D'abreu Audiovisual, Jornalismo e Gênero
Pedro Silva Marra Sonoridades e Espaços; Som e mobilização social; Comunicação e Culturas Urbanas; Comunicação e Esporte; Música Popular: Gêneros e cenas; Tecnologias Sonoras: Música, Arte Sonora, Rádio e Som para audiovisual.
Rafael Bellan Rodrigues de Souza Teorias do Jornalismo; Marxismo e comunicação; Comunicação e Trabalho; Crítica de Mídia; Mídias Radicais e Jornalismo Alternativo.
Rafael Paes Henriques  Telejornalismo; Análise de produtos televisivos; Teorias do Jornalismo, Análise de Discurso, Filosofia da Tecnologia.
Rosane Zanotti Comunicação visual, design (gráfico e web), fotografia, publicidade.
Ruth Reis Jornalismo (jornalismo de dados), comunicação pública, comunicação organizacional, assessoria de imprensa.
Victor Gentilli Mudanças no jornalismo contemporâneo,  teorias do jornalismo, história do jornalismo (ES, Brasil e mundo), análise de coberturas (crítica de mídia),  direito à informação (lei de acesso à informação).
 

Lista de TCCs 2017/01

Lista de TCCs 2017/02

Lista de TCCs 2018/01

Lista de TCCs 2019/1

Lista de TCCs 2019/2

 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910