Internacionalização

O PósCom-Ufes tem realizado diversas ações para incrementar seu relacionamento com instituições de pós-graduação de outros países. E, especialmente nos últimos anos, tem aumentado o intercâmbio internacional de pessoas e atividades relacionadas ao PósCom-Ufes.

Redes internacionais de pesquisa
Mais docentes têm saído do Brasil para pós-doutorado, e mesmo um professor foi como professor visitante: Fábio Gouveia atuou como professor visitante no Departamento de Sociologia da City University of London em 2019 e 2020; e Edgard Rebouças, que é membro associado do Centre de recherche interuniversitaire sur la communication, l’information et la société (CRICIS) da Université du Québec à Montréal (CAN) - onde também realizou parte de seu doutorado - realizou naquele centro seu mais recente pós-doutorado, entre 2021 e 2022, sobre Indústrias Culturais. Esse pós-doutorado foi iniciado, porém, na University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos, também em "IndústriasCulturais", pouco antes da eclosão da pandemia de Covid-19, por isso precisou ser suspenso;
- Rafael Paes é membro da Red Iberoamericana de Investigación en Cultura y Conocimiento delos Sistemas Alimentarios (RIICCA); e
- Cicilia Peruzzo tem se dedicado à gestão de associações científicas nacionais e ibero-americanas relacionadas a comunicação popular e comunitária, coordenando grupos de trabalho nesse mesmo âmbito. Presidiu a Associação Ibero-Americana de Investigadores de Comunicação (Assibercom) entre 2019 e 2023.

Professor visitante Mastrini
Em 2023, começou a receber a atuação do professor Guillermo Mastrini, da Universidad Nacional de Quilmes (ARG), como professor visitante estrangeiro, recebido por meio do Edital Progep 216/2022. Pesquisador reconhecido internacionalmente na área da Economia Política da Comunicação, o professor Mastrini logo ofertou a disciplina "Estrutura e concentração de mídia no Brasil".

Novo convênio institucional
Com a mesma Universidad Nacional de Quilmes (ARG) do professor Guillermo Mastrini, o PósCom prepara um convênio internacional a ter início em 2024.

Recepção de estudantes estrangeiros
Em 2021, o PósCom recebeu como estudante de mestrado a acadêmica Adriana Esperanza Blanco Gonzales, vinda da Venezuela por meio de um programa federal de acolhimento de estudantes de mestrado. Adriana concluiu sua dissertação em fevereiro de 2024. Neste mesmo ano, o programa vai receber um(a) estudande do Paraguai como aluno(a) do mestrado.

Egressos vão para o exterior
Após concluírem o mestrado no PósCom-Ufes, alguns estudantes conseguem boas colocações para realizar seus doutoramentos inteiros no exterior, mantendo porém seus vínculos com a área acadêmica de comunicação no Esírito Santo. Marialina Antolini, por exemplo, está no Information and Media Studies Program da Michigan University University, e segue participando da publicação de livros relacionados ao programa, além das atividades do Observatório da Mídia. Já Wagner Piassaroli Mantovaneli, que cursou doutorado em Ciência da Comunicação pela Universidade de Viena (AUS), atualmente é professor no departamento de comunicação social da Universidade Vila Velha e no programa de pós-graduação em segurança pública da mesma universidade.

Mais publicações em outras línguas
De maneira geral, o corpo docente do PósCom tem publicado cada vez mais em outras línguas. Vale observar como exemplos os disponíveis nos perfis das professoras Gabriela Alves e Ruth Reis no Google Acadêmico.

Oportunidades perenes
Como parte da Ufes, o PósCom participa das ofertas internacionais de intercâmbio realizadas pela Secretaria de Relações Internacionais da Ufes. Uma das que serão priorizadas este ano será a do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), com o qual a Ufes oferece bolsas desde 2012.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910