III Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Sons do Fim do Mundo escuta as transformações globais que ameaçam a existência humana

As últimas décadas foram marcadas pela emergência de transformações em escala global que ameaçam a existência humana. Mudanças climáticas, pandemias, escassez de alimentos e guerras são resultado da ação humana, seja na exploração brutal do planeta, na luta pelo controle de recursos naturais e econômicos, bem como na negação da crise em curso. Como culturas sonoras e musicais tomam posição, articulam-se, enfrentam e/ou politizam-se diante do capitalismo tardio e do antropoceno? Que sons precisam ser ouvidos, que são/estão sendo ignorados e que denunciam a urgência perante o fim do mundo? Enfim, o que significa ouvir o fim do mundo? Essas são questões que a III Pré-Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Sons do Fim do Mundo discutirá. O evento acontece entre 05 e 19 de junho, em Vitória, com participação gratuita.

O evento de cunho acadêmico e artístico traz palestra e exposição de arte sonora. O convidado para a conferência é o professor Marco Scarassatti, artista sonoro, improvisador, compositor e professor de composição da UFMG. Ele coordena o curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas, FIEI, na mesma instituição. Em seu último trabalho, dialoga com o mestre Huni Kuin, Ibã Sales, criando envolvimento espacial para os cantos do espírito da floresta. Já a exposição de arte sonora acontece entre os dias 5 e 19 de junho e espalha peças gráficas pelo campus de Goiabeiras e pelo Centro de Vitória com qrcodes que dão acesso às peças sonoras de artistas de várias regiões do país e do mundo. Um mapa da localização das peças sonoras está disponível em: https://linktr.ee/cipsonoridades.

O evento expande e reverbera as discussões que se realizarão na conferência de mesmo nome que se realiza entre 7 e 9 de junho na Universidade Federal Fluminense e que traz, palestras, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, bem como performances e exposição de arte sonora. Os convidados internacionais que proferem as conferências do evento de Niterói são: Ana Maria Ochoa, professora de Música da Tulane University; e Luís E. Cárcamo-Huechante, pesquisador mapuche e professor da Universidade do Texas em Austin. No dia 6 de junho, haverá ainda apresentação on line de trabalhos acadêmicos.

A III CIPS é realizada pelo Grupo de Estudos em Imagens, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), que estuda as relações entre diferentes tecnologias, práticas sociais e elementos da cultura audiovisual, considerando que esta é fundamental para o entendimento do contexto sociopolítico contemporâneo. O GEIST é formado por pesquisadores das instituições Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisadores independentes. O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes.

Serviço:
III CIPS: Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Poderes do Som
Resumo: Evento de cunho acadêmico e artístico com palestras do pesquisador Marco Scarassatti , da UFMG, mesas temáticas com apresentação de trabalhos de pesquisadores do Brasil, Américas Latina e do Norte e Europa, exposição de arte sonora.
Datas, horários e locais:
- 5 de junho, das 19h às 21h, Pré Conferência na Universidade Federal do Espírito Santo, no Teatro da UFES no Campus de Goiabeiras.
- 5 a 19 de junho: exposição de arte sonora no Centro de Vitória e Campus de Goiabeiras
- 6 de junho: apresentação de trabalhos on-line.
Contatos: Professor Pedro Silva Marra - (27) 998005683, pedromarra [at] gmail.com
Mais informações: https://www.sonoridades.net/
Release - III CIPS: Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades: Sons do Fim do mundo.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910