Cronograma e Conteúdo Programático do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Edital 146, de 23 de setembro de 2021
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO
EDITAL 146, 23 de setembro de 2021
CRONOGRAMA
De 8 a 11 de novembro de 2021
8 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA
MANHÃ
-
O ponto da prova didática será sorteado às 8h.
-
O sorteio acontecerá em ambiente virtual cujo link de acesso será previamente informado. O não comparecimento ao sorteio implica na desclassificação do/a candidato/a.
-
A partir do sorteio, os candidatos terão 24h para elaborarem suas provas didáticas, com duração de até 20 minutos.
-
As provas deverão ser entregues em um arquivo de vídeo através de qualquer plataforma de compartilhamento de dados como Google Drive, Dropbox ou outras. Não serão aceitas provas no YouTube.
-
É importante salientar que eventuais problemas de acesso e falhas de upload ou download, ou eventuais atrasos no envio dos arquivos pelas plataformas não são de responsabilidade da banca e não serão levados em consideração caso os arquivos não sejam recebidos dentro do prazo previsto.
9 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA
MANHÃ
-
24h após o momento do sorteio (ou seja, aproximadamente às 8h), encerra-se o prazo limite para o envio das provas didáticas. O horário exato será conhecido apenas no momento do sorteio. Num exemplo hipotético, caso o sorteio aconteça na segunda-feira, às 8h09, o prazo limite será até as 8h09 da terça-feira. Caso aconteça na segunda-feira, às 8h21, o prazo limite será até as 8h21 da terça-feira.
10 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA
MANHÃ
-
Apresentação pública das provas dos candidatos.
TARDE
-
Apresentação pública das provas dos candidatos.
11 DE NOVEMBRO, QUINTA-FEIRA
MANHÃ
-
Apresentação pública das provas dos candidatos.
TARDE
-
Apresentação pública das provas dos candidatos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PONTOS
-
Direção de fotografia e câmera para meios audiovisuais: iluminação e cor, planos, enquadramento e composição, movimentos de câmera e lentes, maquinarias de suporte e movimento.
-
Formação de imagens: equipamentos de captação de imagens, objetivas fixas e zoom; distância focal e diafragma e outros equipamentos.
-
A luz no cinema e no audiovisual: tipos de luz e sombra, quantidade e qualidade de luz, direção da luz.
-
Esquema básico de três pontos: equipamentos de iluminação; exposição; latitude; temperatura de cor; filtros; chroma-key.
-
Linguagem audiovisual: princípios de linguagem cinematográfica na concepção da direção de fotografia e na edição / montagem de um filme.
-
Teorias da montagem: montagem paralela e alternada; montagem de atrações e de correspondências, montagem intelectual.
-
Padrões de representação através da montagem: as escolas clássica e moderna, a vanguarda e o contemporâneo.
-
Pós-produção, tratamentos da imagem e narrativa: ritmo e transições, elipses e dilatações do tempo, decupagem e plano-sequência.
-
Efeitos ópticos, efeitos visuais e motion design no audiovisual contemporâneo.
BIBLIOGRAFIA
AMIEL, Vincent. Estética da montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.
BORDWELL, David. “O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos”. In: RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema: documentário e narratividade ficcional. Vol. II. São Paulo: Senac São Paulo, 2005. pp. 277-301.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 1994.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. São Paulo: Senac, 1999.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
SENAC. DN. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2002.
Professor Fabio Diaz Camarneiro (Presidente)
Alexandre Curtiss Alvarenga
Pedro Silva Marra