Name: GLAUBER PINHEIRO ROCHA
Publication date: 31/03/2020
Advisor:
Name | Role |
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FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA | Advisor * |
Examining board:
Name | Role |
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FLAVIA MAYER DOS SANTOS SOUZA | Advisor * |
MARIA NAZARETH BIS PIROLA | Internal Examiner * |
Summary: Figuras familiares do espaço citadino, os shopping centers se apresentam como locus privilegiado para a compreensão da comunicação e do consumo na atualidade. Neles, tais fenômenos se manifestam de maneira indissociável e estão diretamente vinculados à produção de discursos. Marcados por constantes transformações, esses empreendimentos se tornam complexo, também, na medida em que deixam entrever a ligação que estabelecem com a cidade. Diante dessas particularidades, esta pesquisa toma como objeto de estudo o primeiro grande shopping center da capital do Espírito Santo, o Shopping Vitória, buscando investigar quais e como são construídos os seus discursos. Visa verificar, ainda, como a cidade, especialmente Vitória, é instaurada nesses discursos. Para isso, fundamenta-se em um quadro teórico que conta com as obras de autores como: Beatriz Sarlo, Silvana Maria Pintaudi e Valquíria Padilha para compreender a realidade dos shopping centers; Maria Aparecida Baccega, Mary Douglas, Nestor G. Canclini e Zygmunt Bauman para tratar das práticas de consumo; Rogério Covaleski, Vander Casaqui e Eneus Trindade para pensar a publicidade; Ana Fani A. Carlos, Henri Lefebvre e Walter Benjamin para refletir sobre a cidade. Dialoga também com estudiosos que discutem os conceitos de território e territorialidades, como Marcos Aurelio Saquet, Robert D. Sack e Rogério Haesbaert. A pesquisa qualitativa se utiliza da semiótica discursiva, e seu desdobramento nos estudos da plasticidade, como aporte teórico-metodológico, recorrendo às contribuições de Ana Claudia de Oliveira, Denis Bertrand, Diana L. P. de Barros, José L. Fiorin e outros. O estudo possui caráter descritivo e explicativo e, no que se refere a sua pesquisa de campo, recorre à técnica da observação (acompanhada de um diário) em áreas do shopping center estudado, bem como ao registo fotográfico. Seu corpus é constituído pelo o logotipo e pela localização do Shopping Vitória e, também, por algumas partes do empreendimento, como a fachada, a Praça Central, o Gourmet Place, uma cafeteria e uma loja de chá e o estacionamento. Com as análises realizadas, concluímos que, em seus discursos, o estabelecimento: apresenta-se como um oásis para a cidade; instaura de maneira recorrente conteúdos como variedade, diversão e bom gosto; figurativiza elementos definidores da cidade; incorpora valores próprios dos espaços urbanos contemporâneos; e recupera não só aspectos (físicos e naturais) de Vitória, mas também o estilo de vida de parte de seus habitantes.