Defesa da Dissertação

Mestrando(a): IGOR EMILIO FONSECA OLIVEIRA
Título: UMA NOVA REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO CAMPO PUBLICITÁRIO? UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Data: 09/07/2025
Horário: 14h

Sala: Online e na sala 03
Link: https://meet.google.com/twk-ajfb-ove

Banca Examinadora: 
Orientador(a): Profa. Dra. Elisa Fabris de Oliveira (PÓSCOM/UFES)
Membra interna: Profa. Dra. Flavia Mayer dos Santos (PÓSCOM/UFES)
Membro externo: Prof. Dr. Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira (UFPB)

Linha de pesquisa: Estéticas e Linguagens Comunicacionais

Resumo da dissertação:
Compreendendo nos últimos anos uma dinâmica de mudança e ocupação de espaços pelo inerentes ao grupo-étnico negro em diversas intâncias da sociedade brasileira, o presente estudo analisou as representações sociais do relativas ao negro em campanhas publicitárias vencedores da maior e mais tradicional premiação da publicidade do segmento no país, que foram desenvolvidos por uma agência composta inteiramente por profissionais negros, investigando se a ocupação do grupo em cargos de fomento e criação e de produção de materiais publicitários que circulam midiáticamente na sociedade, consegue engendrar deslocamentos associados aà representações estereotipadas do negro na publicidade. O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, e é desenvolvido a partir de e utiliza de pesquisas de caráter bibliógraficao e documental ao longo de sua duração. O corpus reuniu publicidades produzidas pela Agência Gana em no recorte temporal de 2022, ano em que a organização conquistoua premiações em diversas categorias do Festival Clube de Criação, o mais prestigiado prêmio publicitário do Brasil, em sua primeira participação. Para análise dos materiais imagéticos estáticos e audiovisuais que compõem corpus, foi protocolado em um primeiro momento dos procedimentos metodológicos a aplicação de um roteiro-guia estruturado (Gaskell, 2015), que reune informação primárias e funciona como esquema preparatório para o segundo passo metodológico, a aplicação de análise de conteúdo (Bardin, 1977) com contribuições de análise visual (Rose, 2012), entendendo a natureza imagética dos materiais. Como aporte teórico utilizado, o estudo se divide em dois eixos principais, sendo o primeiro a em que o primeiro recorre a Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1976; Jodelet, 2022; Cabecinhas, 2004; Guareschi, 2013; Arruda, 2002) para o debate sobre representação, e o segundo articula autores interdisciplinares que relacionam o binômio negro x publicidade (Leite; Batista, 2019; Corrêa, 2019; Gastaldo, 2004; Evaristo, 2018; Shohat; Stam, 2006; Trindade, 2019, Hooks, 2019; Kilomba, 2019; Maciel, 2016; Hall, 2006, Monsma, 2017, Bhabha, 1994; Carneiro, 2023) para o debate sobre os atravessamentos relativos ao grupo no campo. Por meio das investigações verificou-se o protagonismo do negro nos materiais analisados, e o reconhecimento do grupo como consumidor, além de uma apropriação positiva da estética negra na comunicação das marcas dos produtos anunciados nas campanhas, assim fornecendo indícios de uma afirmação identitária. Porém, também forami verificados extraído alguns aspectos que se vinculam a representações hegêmonicas do negro propagadas históricamente pela publicidade brasileira, seguindo um momvemento de estereotipização e redução da cutura, idendidade e diversidade dos negros.

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