IV CIPS :: Silêncios (UFES, Brasil, 4 a 7 de junho de 2025) - Call For Papers
O professor Pedro Marra do PósCom participa na organização do evento e convida a participar do evento. As informações seguem abaixo:
CHAMADA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - Primeira Circular
IV Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS)
Silêncios
Datas: 04 a 07 de junho de 2025
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória/ES – Brasil
Etapa online: 31 de maio de 2025
É conhecida a narrativa do compositor John Cage que, submetido a uma experiência de silêncio profundo em uma câmara anecóica, constatou que ainda conseguia ouvir os sons internos de seu próprio corpo. Essa história nos confronta com a inevitabilidade de um fenômeno complexo, de natureza múltipla e inesgotável: o silêncio.
O silêncio, que pareceria, em princípio, uma contraposição ao som, uma espécie de negativo, revela-se como um transbordamento das fronteiras do audível. A música ocidental explicita a importância incontornável dos silêncios, do pentagrama à sintetização sonora. Na partitura, a pausa é elemento marcado e significante, parte fundamental da própria composição. No digital, o silêncio é um bloco de tempo sem pulsar que se acrescenta à timeline composicional. A ausência de som, pode-se concluir, não é nulidade de sentido, mas sim o resultado parcial de uma maquinação comunicacional mais ampla de jogos de força a serem cartografados sob perspectivas interdisciplinares.
Ao adotar os silêncios como tema, procuramos não apenas tratar de perspectivas discursivas mais formalistas no espectro musical, mas também trazer a discussão para os campos social e político, pensando o silenciamento de povos, de vivências e de repertórios culturais. Apesar da constatação contrária de Cage, o silêncio pode também ser algo que nos acompanha e nos confronta com a ameaça constante da inexistência, do apagamento e da dissolução. Esse paradoxo intrínseco à ideia de silêncio apresenta-se como um importante tema a ser resgatado e atualizado para compreender os desafios do tempo presente no campo das sonoridades.
A IV CIPS acolhe propostas de apresentações científicas e performances artísticas (para estas, realizaremos uma chamada separada em breve). Recebemos trabalhos que lidem com toda sorte de suporte, formato, mídia que lide com as sonoridades. Algumas das perspectivas, mas não as únicas, que interessam a esta conferência, são:
- Ecologias sonoras: ruídos que silenciam, silêncios que amplificam;
- Imagens e silêncios; vazios e ruídos;
- Tecnologias e modelos de produção de silêncio;
- Som, imobilidade e morte;
- Estéticas do silêncio;
- Ambiências e atmosferas sonoras silenciosas ou que silenciam;
- Silêncios, seus afetos e processos de significação e sensação;
- O silêncio nas práticas composicionais;
- O devir-silêncio;
- Políticas e culturas sonoras: sons, silenciamentos, lutas e insurgências de modos de vida contemporâneos.
SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os resumos devem ser submetidos até o dia 6/12/2024 para o e-mail cips.sonoridades [at] gmail.com nos formatos .doc (ou .docx), informando no assunto do e-mail: “IV CIPS – Resumo”.
A IV CIPS será um evento presencial, mas contará com uma etapa online para um número limitado de trabalhos científicos aprovados pela comissão científica de proponentes localizados fora da região Sudeste ou fora do Brasil que estejam impossibilitados de participar do evento presencialmente. Reservamos 24 vagas para esta modalidade.
O texto deve estar formatado em fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5. No documento, deve constar, nesta ordem:
- Título da proposta;
- Proponentes, seus respectivos e-mails e filiação institucional (ou atividade principal); titulação máxima, ocupação ou área de atuação, cidade, estado e país de residência;
- Resumo de até 500 palavras, indicando tema, objetivos, problema de pesquisa, referencial teórico, metodologia e adesão ao tema geral do evento;
- Bibliografia de até 5 títulos;
- Indicação de preferência por apresentação online (número limitado de mesas, apenas para autores de fora do Brasil ou de fora da região Sudeste).
Os resumos podem ser enviados em português, espanhol ou inglês. Nós iremos nos corresponder com o primeiro autor do trabalho acerca do recebimento e avaliação do resumo.